Notícias

Servidores

Centro de Referência oferta curso em Gamificação na Educação e na Gestão

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/10/2024 07h25, última modificação 30/10/2024 08h39
A capacitação será ministrada presencialmente, dia 07 de novembro. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
Centro de Referência oferta curso em Gamificação na Educação e na Gestão

A qualificação é destinada a servidores do IFFluminense (Arte: Lionel Mota/IFF)

 O Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação do Instituto Federal Fluminense (Cref) oferta a capacitação presencial em Metodologias Ativas "Gamificação na Educação e na Gestão - Simulador de Gestão 5.0". O curso é destinado a servidores do IFFluminense e será ministrado no dia 07 de novembro, das 13h30min às 17h30min, no Cref.

 São 24 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição, e as que ultrapassarem este número entrarão em fila de espera para novas turmas. Acesse AQUI o link para inscrições. 

 A diretora do Cref e mediadora da qualificação, Aline Vasconcelos, destaca que este curso será a primeira capacitação da série em Metodologias e Tecnologias para a Educação do Centro de Referência do IFFluminense, ciclo 2024-2028, anunciada na Aula Magna de 23 de setembro.

 "O objetivo desta série é capacitar servidores do nosso Instituto, em um primeiro momento, para enriquecimento da sua atuação com os alunos, primando por uma educação inclusiva e por um processo de ensino e aprendizagem onde o aluno, nosso principal público-alvo, seja o protagonista neste processo. Em um segundo momento, a ideia é também ampliar estas capacitações a professores do estado e dos municípios atendidos pelo IFFluminense".

 Sobre o curso

Gamificação na Educação: na oficina, os professores Michelle Freitas e Orlando Junior compartilharão experiências pedagógicas com gamificação realizadas dos cursos técnicos à pós-graduação. A oficina usará os princípios de gamificação para que os participantes experimentem na prática os conceitos abordados. Também serão sugeridos materiais e ferramentas digitais para posterior consulta e experimentação. 

Simulador de Gestão 5.0: este projeto trata de um simulador de cenários virtuais relacionados à gestão (planejamento estratégico, gestão de projetos e processos), empreendedorismo e inovação, para auxílio à Gestão 5.0. A simulação dos cenários virtuais utiliza técnicas/guias/modelos/métodos já conceituados na literatura para o treinamento/ensino dos stakeholders tanto na indústria, no governo e na academia, com o intuito de possibilitar um aprendizado diversificado em prol da tomada de decisões mais assertivas. O Simulador de Cenários se baseia na gamificação, além de outros recursos, como criação de cenários 3D, realidade aumentada, modelagem de decisão, técnicas de aprendizagem, IA (inteligência artificial) e ciência de dados. Artigos sobre o simulador tem sido destaque nos últimos anos no SBGames, maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação

Capacitação: Gamificação na Educação e na Gestão - Simulador de Gestão 5.0

Quando: dia 07 de novembro, das 13h30min às 17h30min

Onde: Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação (Cref), localizado na Avenida Mário Manhães, N.° 100, em Campos dos Goytacazes - RJ

A quem se destina: servidores do IFFluminense

Currículo dos professores

Michelle Freitas: professora do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna. É formada em Ciência da Computação (UFF) e tem Mestrado em Engenharia de Produção (UENF). É Doutoranda em Educação na Universidade Católica de Petrópolis e desenvolve sua pesquisa em Letramento Digital e formação continuada de professores. Tem experiência na área de gestão escolar e foi diretora-geral do IFF Itaperuna por dois mandatos.

Orlando Junior: professor do IFF Campus Itaperuna. Possui Mestrado em Computação (UFF). Especialização em Produção e Sistemas (IFF). Especialização em Robótica Educacional. Especialização em Marketing e Mídias Sociais. Possui interesse nas áreas de Interação Humano Computador (IHC), Usabilidade e User Experience (UX), Gamificação Aplicada à Educação e Desenvolvimento de Jogos, etc.

Aline Vasconcelos: professora Titular do IFF Campus Campos Centro. Integrante do colegiado do Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão. Diretora do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação. Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ). Mestrado em Master of Science in Computer Science pela Vrije Universiteit Brussel. Pós-doutorado (UniRio). Coordenadora do projeto Meninas Digitais do Norte Fluminense: as Goytatecs.

Simone Vasconcelos: professora titular do IFF Campus Campos Centro. Pós-doutorado em Engenharia/Modelagem Computacional (UERJ). Doutora em Computação (UFF). Mestre em Engenharia de Produção (UENF). Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação do IFF. Atua como avaliadora em projetos de Inovação e Empreendedorismo da ENAP, Senai, CNPq e Embrapii. Coordenadora dos Projetos "Meninas Digitais do Norte Fluminense: as Goytatecs" e "Lidera Empodera". Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT/CNPq.