Iniciação Científica e Pós-graduação

Cerimônia marca abertura do IX Confict

por Comunicação Social da Reitoria. publicado 04/07/2017 16h21, última modificação 10/10/2023 12h31
Congresso inicia suas atividades com solenidade envolvendo representantes das instituições organizadoras, além de membros do poder executivo e legislativo.
IX Confict.jpg

A abertura da IX edição do Congresso Fluminense de Iniciação Científica (Confict) foi realizada no último dia 03 de junho de 2017, no Centro de Convenções da Uenf e contou com a presença dos representantes das instituições organizadoras: Uenf, IFF e UFF. A solenidade teve início com a apresentação de um vídeo em homenagem a universidade estadual, precedido de uma performance do Coral do IFFluminense.  Em seguida, foram iniciados os pronunciamentos dos membros da mesa de abertura do evento.

Em sua fala, o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Luís Passoni, destacou a magnitude do congresso. "Este é o maior evento científico do estado do Rio de Janeiro. São mais de 2000 participantes e 1200 trabalho aprovados. É motivo de grande alegria conseguirmos, num momento de grande adversidade, continuar ampliando estas iniciativas."

O reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães, frisou a importância do evento no cenário atual. "É muito simbólico estarmos aqui reunidos, discutindo o futuro mas sem perder o lastro com o presente combativo, militante, insistente e teimoso. Temos que continuar acreditando que a educação é o caminho que vai permitir a este país romper os seus limites."

Já  para o diretor do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, Hernan Armando Mamani, "o mais comovente é pensar que essa expansão da iniciativa científica se dá num momento em que as universidades públicas e as pesquisas autônomas que as mesmas estão desenvolvendo, se encontram sob ataque".

Completaram a mesa de abertura o superintendente municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto e o deputado estadual doutor Julianelli. A programação do IX Confict, que também integra II Congresso Fluminense de Pós-Graduação, segue com atividades até o dia 07 de julho de 2017. Clique AQUI para acompanhar as informações sobre o evento e a programação completa.