Chamada para projetos de pesquisa e extensão

por admin publicado 31/08/2014 18h40, última modificação 31/08/2023 12h46
CNPq divulga Chamada Pública de Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica. IFF vai orientar servidores interessados.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), publicaram a Chamada Pública nº 17/2014, que tem como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país, por meio do estímulo à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e Extensão Tecnológica, bem como o estímulo à participação de estudantes em Competições Nacionais e Internacionais de Conhecimentos Técnicos e Competências.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 23 de outubro de 2014. As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o Projeto e encaminhadas ao CNPq, exclusivamente, via Internet, utilizando-se do Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br).

As propostas selecionadas terão 24 meses de duração e o investimento global é de R$ 40 milhões, distribuídos em parcelas em 2014, 2015 e 2016. O apoio governamental é destinado a quatro linhas de pesquisa: pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação; extensão tecnológica; torneio de educação profissional e; soluções tecnológicas.

Para orientar a elaboração de propostas, a chamada pública relaciona 27 áreas de interesse, entre as quais, aeroespacial e defesa, alimentos, biotecnologia, energias renováveis, gastronomia, mineração, indústria naval, construção civil, energia e tecnologias etnoeducacionais em terras indígenas.

IFFluminense vai orientar servidores interessados: As Pró-reitorias de Pesquisa e Inovação e de Extensão e Cultura promoverão o Seminário “Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica”, que tem como objetivo mobilizar os servidores da instituição para a inscrição de projetos na chamada do CNPq, estimulando, assim, o desenvolvimento e crescimento da pesquisa aplicada e da extensão tecnológica entre a comunidade acadêmica do Instituto. O evento será realizado no dia 09 de setembro, das 14h às 18h, no auditório Reginaldo Rangel do campus Campos Centro

“No evento, teremos a presença de pesquisadores contemplados na chamada do ano passado que irão socializar suas experiências, bem como ofereceremos apoio aos pesquisadores interessados para que eles tenham sucesso na aprovação dos projetos, inclusive, contando com a presença de técnicos da TEC Campos. Com o apoio financeiro, o pesquisador abre inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de sua pesquisa e envolve estudantes de diferentes modalidades, o que é um ganho para a instituição e para a comunidade”, destacou José Augusto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, ressalta a importância dos pesquisadores enviarem uma cópia de seus projetos inscritos às pró-reitorias para que as mesmas possam acompanhar e apoiar os trabalhos. “Sabemos das potencialidades do Instituto e, por isso, acreditamos no aumento do número de proposições. Os projetos de extensão tecnológica poderão contribuir para o desenvolvimento da região, pois são elaborados de acordo com as demandas e expectativas da comunidade, o que garante maior efetividade e aplicação”, destaca Paula.

Em 2013, o Instituto Federal Fluminense ficou entre as 10 instituições com o maior número de aprovações, com 12 projetos contemplados pela Chamada Pública nº 93/2013.

Convite Seminário Apoio a projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 31/08/14)