Evento

Ciforgen promove mesa-redonda sobre Impactos das Reformas nos Institutos Federais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/06/2017 12h26, última modificação 31/08/2023 12h41
O objetivo é instigar uma discussão profunda, de natureza técnica e pedagógica acerca do tema, entre os atores da instituição.

O Ciclo de Formação de Gestores de Ensino (Ciforgen) apresenta a mesa de discussão com o tema “Impactos das Reformas Econômicas e do Ensino Médio nos Institutos Federais”. O evento acontecerá no dia 19 de junho de 2017, de 9h30min às 12h30min, no auditório Cristina Bastos do Campus Centro.

A iniciativa é voltada para gestores da área de ensino, professores e licenciandos do IFF. São 300 vagas e as inscrições poderão ser feitas até o dia 16 de junho, na página do Ciforgen.

De acordo com a diretora de Políticas da Educação Superior, Ana Mary Barreto, o Ciforgen é responsável pela formação de diretores de ensino, coordenadores de curso, técnicos em assuntos educacionais e pedagogos, mas “devido a importância da temática houve a ampliação para docentes e licenciandos do IFFluminense”, ressalta.

A mesa-redonda será ministrada por Gaudêncio Frigotto (Uerj), Ricardo José de Azevedo Marinho (Unigranrio) e Pedro Luiz de Araújo Costa (Colégio Pedro II). O objetivo é instigar uma discussão profunda de natureza técnica e pedagógica acerca do tema, entre os atores da instituição.

Para a pró-reitora de Ensino, Christiane Menezes, é uma satisfação receber o professor Gaudêncio Frigotto que hoje é uma grande referência nos estudos sobre o Ensino Médio Integrado, além de ser um grande militante da educação no país: “Tenho certeza que teremos um importante momento de formação e de diálogo acerca de mudanças no cenário educacional que afetam diretamente os institutos federais e, enquanto profissionais da educação, precisamos resistir e lutar contra todas as políticas que visam desvalorizar a escola pública brasileira”, afirma.

O Ciforgen se constitui como um espaço de socialização teórico-prático de experiências de gestão desenvolvidas na Rede, possibilitando a formação inicial e continuada dos atores envolvidos. É uma ação que motiva a discussão do ato de gerir, de buscar novas ideias de diferentes gestores e de clarificar os documentos institucionais vislumbrando a construção de novas habilidades que contribuirão com mudanças efetivas da prática pedagógica no IFFluminense.