Circuito de Extensão dá visibilidade a projetos de estudantes

por admin publicado 18/10/2023 17h35, última modificação 27/10/2023 20h27
A XV Mostra de Extensão continua até a noite do dia 19 de outubro.
Photo 2023 10 18 15 06 13 1

A tarde do segundo dia do Circuito de Extensão da XV Mostra de Extensão Uenf-UFF-IFF e VII UFRRJ trouxe várias atrações para o público, nesta quarta-feira, 18 de outubro de 2023. Um dos projetos apresentados foi o "Curadoria Literária para a Biblioteca Escolar: tirando o livro da estante para o leitor". Tendo como orientadora Ana Poltronieri, professora do Curso de Letras do Instituto Federal Fluminense, o projeto visa a uma cooperação entre os professores de português e os responsáveis pela biblioteca para transformá-la em um lugar mais dinâmico, com exposições temáticas, resenhas de livros, entrevistas com autores regionais, etc.

De acordo com Ana, é importante a ligação entre a comunidade interna das universidades e a comunidade externa, por meio de eventos como a Mostra. “Eu acho importante apresentar os projetos de extensão aqui na Mostra porque você vê que a comunidade acadêmica está se voltando para a comunidade externa. Os projetos, na verdade, não são só para o interno, para a comunidade do IFF, como é o meu caso, mas voltados também para a comunidade externa, para fazer com que a comunidade externa, aquele que não estuda no IFF, venha ao Instituto e participe dos projetos, os conheça e, se quiser, duplique o projeto na sua comunidade. Como a gente vai fazer na semana que vem: vamos levar o nosso projeto para o Benta Pereira, que é uma escola pública, e para o Pensi Alpha, que é uma escola particular”.

Carolliny Silvestre Rosa, bolsista do projeto, acredita que ele ajuda na passagem de uma consciência crítica para a nova geração com a ajuda da literatura. “O que me influenciou a entrar nesse projeto foi o fato de que, principalmente durante o meu ensino médio, eu percebi que os alunos não têm interesse pela leitura e não conseguem, muitas das vezes, ler um texto e ter um olhar crítico sobre ele. E o projeto faz justamente isso. A intenção é formar futuros leitores críticos para que quando você for ler um texto possa passar a ter uma consciência maior sobre o mundo e os problemas sociais. E a literatura nos traz isso, nos faz ter bastante consciência sobre as atitudes que temos; e eu, como futura professora, acho muito importante isso para podermos passar para a nova geração esses valores. Através da literatura a gente consegue passar com facilidade”, afirma.

As apresentações dos projetos também contam com ações sobre robótica, meio ambiente, artesanato, núcleos de debate, etc. A programação do evento segue nesta quarta-feira com sessão de cinema, com o filme Rio Negro. Confira a programação completa AQUI!

√ Participe da campanha IFF Solidário! Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!