Notícias

Chamada Pública

CNPq seleciona projetos de Tecnologias Sociais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/09/2018 13h53, última modificação 31/08/2023 12h51
A submissão de propostas deverá ser realizada até o dia 15 de outubro de 2018.
CNPq seleciona projetos de Tecnologias Sociais

O objetivo é selecionar projetos que promovam geração de renda para famílias inscritas em programas sociais

 O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou a Chamada Pública N.º 36/2018, destinada à seleção de projetos de Tecnologias Sociais. As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq, até o dia 15 de outubro de 2018, exclusivamente pela Internet, por meio do Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

 O objetivo é selecionar projetos de desenvolvimento, reaplicação, aperfeiçoamento e avaliação de tecnologias sociais que promovam geração de renda, inclusão no mundo do trabalho e autonomia econômica das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Além disso, os projetos devem atender aos requisitos de simplicidade, fácil aplicabilidade, reaplicabilidade, efetivo impacto e repercussão social.

 As linhas temáticas estão relacionadas a um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU em sua Agenda 2030.

 A Chamada define Tecnologia Social como "produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social". A Reaplicação pode ser entendida como adequação sociotécnica do produto tecnológico, incluindo o entorno sócio-cultural e econômico da sociedade.

 A iniciativa conta com a parceria do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério do Desenvolvimento Social.

 A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de novembro deste ano.

 Todas as informações estão disponíveis na página do CNPq.

 

*Com informações do CNPq