Atividades Presenciais

Colégio de Dirigentes realiza reunião ampliada com estudo para retorno das atividades presenciais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/08/2021 00h00, última modificação 31/08/2023 13h03
Reunião online ocorreu na última sexta-feira, dia 20, com a participação de representantes do Cenpei, Consup, Sinasefe, CISPCCTAE, estudantes, entre outros.

Dar seguimento à construção do plano para um possível retorno presencial seguro para estudantes e servidores no Instituto Federal Fluminense (IFF) foi pauta da reunião ampliada do Colégio de Dirigentes da ultima sexta-feira, dia 20 de agosto, ocorrida de forma remota. Participaram representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei), do Conselho Superior (Consup), do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CISPCCTAE), estudantes, entre outros.

Para um retorno seguro à presencialidade, foram relacionados temas a serem discutidos, de forma institucional, com toda a comunidade, e apresentada uma proposta de cronograma com as etapas de indicação dos temas, discussões e apresentações, construção de documento orientador, webinars, criação de grupos de trabalho e apresentação aos colegiados.

"Avançamos e creio que teremos uma boa lista de temas a serem discutidos. Nosso objetivo é abrir a discussão entre setores e públicos. Sabemos das particularidades de cada unidade do nosso Instituto, das diferentes condições sanitárias, e nosso objetivo é reuni-las para que possamos providenciar as soluções de forma conjunta e participativa. A todos que participaram, pedimos que conversem com seus pares, com a comunidade, porque este é um passo importante para a nossa missão educativa. Mãos e mentes à obra! ", disse o pró-reitor de Ensino, Carlos Arthur Arêas.

Durante a reunião, a Comissão Central de Biossegurança, constituída no início da pandemia por meio da Portaria Nº  373/2021, apresentou um documento com uma série de orientações e informações técnicas sobre os protocolos de segurança para um retorno parcial e gradativo. "O documento trata, por exemplo, sobre quais são as diretrizes de preparação das nossas unidades, a utilização segura dos espaços, além da estrutura desse retorno gradual, de fases, priorizando atividades que não puderam ser realizadas de forma remota, por exemplo. O documento está sendo revisado pela comissão e será apreciado em outras instâncias superiores", informou Fernando Nunes, membro da comissão.

"Esse Colégio de Dirigentes ampliado foi uma importante iniciativa para discutirmos com mais profundidade o processo de retorno presencial das nossas atividades no IFF. É importante destacar a ampla participação de várias representações na reunião, e os pontos que estão sendo discutidos como os procedimentos e providências que precisam ser tomadas para que possamos ter um retorno seguro para toda a nossa comunidade. Contudo, não há um cronograma definido para este retorno, já que dependemos da ampliação do processo de vacinação, avaliação da evolução da doença, e de uma série de outros indicadores para que essa decisão possa ser tomada", pontou o representante Técnico-administrativo do Conselho Superior do IFF, Manoel Caetano.

"Há um prejuízo, é claro, e o que temos feito é tentar diminuir o tamanho dele. Sabemos que o processo de aprendizagem se dá ao longo de toda a vida. Esse amadurecimento é muito importante e precisamos traduzir as necessidades nos debates que estão postos. Neste momento, não estamos discutindo data, mas os temas e as condições técnicas que precisam ser observadas para este retorno. Temos autonomia e visões próprias, mas a capacidade da escuta é fundamental para esse momento tão difícil que estamos vivendo", ressaltou o reitor do IFF, Jefferson de Azevedo.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!