Covid-19

Comissão de Biossegurança do IFF estabelece protocolos para atividades presenciais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 21/06/2021 10h20, última modificação 31/08/2023 13h03
Comissão Central de Biossegurança se reuniu para desenvolvimento de diretrizes para planejamento de retorno das atividades presenciais em etapas.

A Comissão está trabalhando para garantir a segurança das ações institucionais, considerando, entre outros, os aspectos sanitários (Foto: Banco de Imagens do IFF)

O Instituto Federal Fluminense publicou a Portaria Nº 373/2021 que designa os servidores para integrar a Comissão Central de Biossegurança do IFF, com objetivo de elaborar protocolos de biossegurança para o retorno presencial, além de oferecer assessoria às comissões locais que atuarão nos campi.

“O trabalho da Comissão pode subsidiar, tecnicamente, as ações da gestão juntamente com o Conselho Superior nas questões relacionadas à pandemia”, explica Victor Barbosa Saraiva, integrante do Colégio de Dirigentes.

Ainda não há previsão de retorno às atividades presenciais para alunos, professores e técnico-administrativos em educação.

"É importante frisar que o início das atividades da Comissão não significa o retorno à 'normalidade'. A Comissão está trabalhando para garantir a segurança das ações institucionais, considerando os aspectos sanitários e a organização pedagógica", lembra Victor, esclarecendo que “a partir desse trabalho, as decisões de retorno são tomadas de acordo com a Gestão e Conselho Superior”.

A primeira reunião foi realizada de forma online, tendo como pauta os objetivos da Comissão, os Protocolos de Biossegurança e as demandas prioritárias para o desenvolvimento dos planos de ação.

Algumas ações foram propostas, sendo elas:

1- Revisão dos protocolos de biossegurança já estabelecidos pelo IFF e atualização, se necessário;

2- Desenvolvimento de diretrizes para um planejamento de retorno das atividades presenciais em etapas, assegurando as devidas condições sanitárias nos campi (de acordo com a situação pandêmica e indicação das instituições competentes em saúde);

3- Solicitação de estruturação das comissões locais de biossegurança nos campi compostas pelos conselhos de campus e profissionais da área de saúde;

4- Indicação às comissões locais de biossegurança do levantamento das prioridades para o retorno das atividades presenciais de cada campus, respeitando os protocolos de biossegurança do IFF;

5- Criação do e-mail da Comissão Central de Biossegurança (ccbio@iff.edu.br), disponibilizado para contato da comunidade com a Comissão;

6- Melhoria do acesso às notícias relacionadas à Covid-19 no site do IFFluminense.

Para mais informações, acesse a Página de Acompanhamento das APNP

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias.