Comissão define detalhes dos JIFs 2015

por admin publicado 15/07/2015 10h53, última modificação 31/08/2023 12h46
Os Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2015 irão ocorrer de 12 a 15 de novembro, nas cinco regiões do Brasil e com diversas modalidades esportivas.

A Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif) esteve reunida em Brasília, nos dias 30 de junho e 1º de julho, para definir as sedes da etapa regional e o calendário dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIFs) 2015. A competição nacional será realizada de 12 a 15 de novembro, em Goiânia. Em todas as fases, mais de 200 mil estudantes serão mobilizados.

Sediarão os jogos regionais as cidades de Porto Velho (norte), Natal (nordeste), Cuiabá (centro-oeste) e Blumenau (sul). Na região sudeste, os jogos irão ocorrer no município de Campos dos Goytacazes. Os vencedores de cada região participarão da disputa nacional que envolverá cerca de mil atletas, nas categorias feminino e masculino. As modalidades coletivas são futebol de campo (apenas masculino), basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de areia. As modalidades individuais são atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez e judô.

Os JIFs promovem e estimulam a prática esportiva como instrumento de inclusão social, proporcionam a integração de alunos dos institutos federais e possibilitam a interação entre estudantes e professores. “Os jogos movimentam toda a comunidade acadêmica e contribuem para o desenvolvimento dos estudantes”, destaca o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFMT), Roberto Gil Rodrigues Almeida, um dos representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na comissão organizadora.

Em 2015, os institutos federais de Goiás (IFG) e Goiano (IF Goiano) serão os anfitriões dos JIFs. A competição é promovida pelo Conif com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Cojif: A comissão, presidida pelo professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Sílvio Romero, é formada por representantes de todas as região do país. Além do reitor do IFTM, o Conif é representado pelos reitores dos instituto federais do Amapá (Ifap), Emanuel Alves de Moura; de Roraima (IFRR), Ademar de Araújo Filho; e do Sul de Minas (IF Sul de Minas), Marcelo Bregagnoli.

Integrantes da Comissão:

Silvio Romero de Farias (IFPB) –Presidente da Cojif

Elber Ribeiro Gama (IFS) – Secretário da Cojif

Danilo Abdala (Ifes) – diretor técnico do JIF 2015

Marcos Antônio Rodrigues França (IFS) – Cojif Nordeste

Avânia Maria C. de Araújo (Ifam) – Cojif Norte

Ana Cláudia C. de Araújo (IFRR) –Cojif Norte

Giano Copetti (IFB) – Cojif Centro-Oeste

Guilherme Lumina P. Junior (IFMT) –Cojif Centro-Oeste

Paulo Henrique S. de Carvalho (IFTM) – Cojif Sudeste

Gilmar Fabiano de Almeida (Cefet-RJ) –Cojif Sudeste

Luiz Valério Rossetto (IFRS) – Cojif Sul