Corcult

Congresso Regional de Cultura será aberto na próxima quarta-feira (12)

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/06/2019 13h59, última modificação 31/08/2023 12h54
Evento conta com programação diversificada e tem a expectativa de reunir cerca de 400 participantes de diversas instituições da região Sudeste.
Congresso Regional de Cultura será aberto na próxima quarta-feira (12)

O Congresso Regional de Cultura (Corcult) será aberto na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, às 9h30min, no Campus Cabo Frio. A conferência de abertura, com o tema “Lugar, Juventude, Cultura e Educação: um olhar sob o prisma das Políticas Culturais”, será ministrada pela professora Lia Calabre, coordenadora da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa.

O evento, sediado pelo Instituto Federal Fluminense, reunirá o II Encontro de Cultura do IFFluminense, o II Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste e o III Festival do Fórum Interuniversitário de Cultura (Festfic), de 12 a 14 de junho, em Cabo Frio-RJ.

A programação do Corcult contará com palestras, mesas-redondas, oficinas, comunicações orais e apresentações artístico-culturais, com discussão de temas relevantes para a construção e difusão de novos conhecimentos na área da Cultura e da Arte.

De acordo com o coordenador de Políticas Culturais e Diversidade do IFF e um dos organizadores do Corcult, Jonas Defante Terra, o evento reunirá cerca de 400 participantes, entre estudantes, bolsistas, artistas, pesquisadores, educadores e gestores da área de cultura das instituições de ensino superior da região Sudeste do país.

“Estamos com uma expectativa muito boa em relação ao evento pela pluralidade de atividades ofertadas, dos diferentes ramos da cultura. O foco do evento é versar sobre a gestão cultural. Essa troca de saber entre as instituições é muito importante. Além disso, teremos uma mesa-redonda com participação dos artistas locais, para dar voz a quem, de fato, faz cultura em Cabo Frio e na região dos Lagos”, destaca Jonas.

A organização do Corcult conta com a parceria do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), do Instituto Federal Sul de Minas (IFSuldeminas), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Fórum Interuniversitário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Para outras informações, acesse o site do evento.