Pesquisa e Inovação

Congressos de Iniciação Científica e de Pós-graduação reúnem estudantes e pesquisadores da região

por Ferdinanda Maia / Comunicação Social da Reitoria publicado 21/06/2018 16h32, última modificação 31/08/2023 12h50
Mais de 1.300 trabalhos serão apresentados. Programação também inclui palestras, minicursos e apresentações culturais.

Trata-se do maior evento científico do estado do Rio de Janeiro, reunindo três instituições de ensino.

O X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e o III Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG) serão realizados de 25 a 29 de junho de 2018, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos-RJ, reunindo 2.939 participantes inscritos entre estudantes e pesquisadores das instituições organizadoras - Uenf, IFFluminense e UFF -, sendo o maior evento científico do estado do Rio de Janeiro.

Com o tema "Ciência no nosso dia a dia”, os congressos têm por objetivo abordar pesquisas e reflexões sobre a importância da ciência no cotidiano e no desenvolvimento de uma sociedade justa e humana.

A Conferência de Abertura está marcada para as 14h do dia 25 de junho, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, a ser ministrada pelo professor Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ao longo da semana, haverá ainda palestras, minicursos, apresentações culturais e apresentações oral e de banner dos projetos de iniciação científica e de pós-graduação das instituições participantes, sendo uma oportunidade para que a comunidade possa interagir e conhecer as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos estudantes e pesquisadores. A programação completa está disponível no site oficial.

O evento é aberto a toda a comunidade, que está convidada a participar. “A comunidade pode participar tanto das apresentações como das palestras e deve comparecer, principalmente, nas exposições de banners dos trabalhos, uma troca muito rica de experiências”, destaca Simone Vasconcelos, diretora de Pós-graduação do IFF.

Pelo Confict, serão apresentados 628 trabalhos de iniciação científica e tecnológica, sendo 147 do IFF; já no CONPG, serão 730 trabalhos apresentados, no total. “Os cinco programas de Mestrado Profissional do IFF estão participando com a apresentação de 90 projetos”, acrescenta Simone. No último dia do evento, os melhores trabalhos, avaliados por avaliadores internos e externos às instituições organizadoras, serão premiados na noite de encerramento.

Assista à entrevista sobre o evento: