Notícias
Confict e Conpg
Congressos de Iniciação Científica e Pós-graduação seguem até sexta-feira
"Festa da Ciência" segue com programação diversificada (Foto: Divulgação IFF).
A abertura oficial do XVII Confict e do X Conpg - “Água: universalização, gestão e ação” - foi realizada na tarde desta segunda-feira, 07 de julho de 2025, com uma apresentação cheia de bossa do Coral da Uenf, que emocionou o lotado Centro de Convenções da Uenf, em Campos. A música que encerrou a apresentação musical - O tempo não para (Cazuza) - pautou a primeira fala da mesa de autoridades formada para a sessão solene.
Tânia Maria da Costa e Silva Alberto, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia enfatizou que “a água tem urgência” - se referindo à temática do evento - e que “os estudantes têm urgência... porque o tempo não para. A gente começa a construir sonhos e abrir portas de possibilidades de um futuro decente desde a creche”, disse. A secretária reforçou o desafio de fazer chegar às universidades estudantes cada vez mais bem preparados, o que começa desde a educação básica, e conclamou pelo apoio e parceria das universidades nesta empreitada.
Entoando a mesma linha de pensamento, o diretor da UFF Campos, Cláudio Reis, ressaltou a importância, neste contexto, de formar e qualificar os profissionais da educação. A anfitriã da noite, a reitoria da Uenf, Rosana Rodrigues, arrematou os apontamentos dizendo que é preciso que as universidades cada vez mais saiam de “seus muros” para ir ao encontro da educação básica, “se quisermos de fato, formar cientistas”.
Ao todo, serão apresentados 1271 trabalhos. Pelo IFF, serão 256: 151 de Iniciação Científica e 105 de Pós-graduação, envolvendo 294 estudantes.
A representante do IFF na solenidade foi a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Simone Vasconcelos, que relembrou a criação do Conpg - que este ano completa 10 anos. Ela destacou, ainda, a importância do tema da água, essencial para a vida e relevante para o IFF uma vez que oferece cursos relacionados ao meio ambiente, desde o técnico até o doutorado; bem como a necessidade de refletir sobre o impacto das ações humanas e da tecnologia nos recursos naturais e na sustentabilidade.
“Importante também essa integração que está acontecendo já há bastante tempo, quando não só as instituições de ensino superior trazem pra cá seus trabalhos, sejam de graduação ou pós-graduação, mas essa parceria com a Secretaria de Educação, por meio do projeto Mais Ciência, pelo qual a gente pode fazer realmente essa verticalização, olhando lá para o ensino básico que, na verdade, é todo o nosso público-alvo. Porque é isso que a gente quer: que os alunos do fundamental cheguem até a faculdade, a graduação, que possam fazer um mestrado ou um doutorado público e de qualidade”.
O evento foi declarado aberto pela professora Rosana que definiu os congressos como a “festa da ciência”.

Homenagens
A presidente do CNPq, Denise Pires de Carvalho, gravou um vídeo que foi exibido à plateia homenageando os 10 anos de criação do Conpg. Outra homenagem foi feita aos 30 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Uenf.
A programação, que segue até sexta-feira, pode ser conferida no site oficial do evento.

Leia Mais:
Abertura do XVII Confict e do X Conpg será na próxima segunda-feira, 07