Oportunidade

Conif lança edital de seleção para o Programa de Assistentes de Português na Espanha

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/03/2022 10h20, última modificação 31/08/2023 13h08
As candidaturas podem ser feitas por meio de formulário eletrônico que ficará disponível até 20 de março de 2022.

Quatro candidatos da Rede Federal serão selecionados. (Arte: Programação Visual/IFF).

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) torna público o processo seleção de quatro candidatos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para participar do Programa de Assistentes de Português na Espanha, na forma e condições estabelecidas no Edital CONIF/AI N.º 03, de 8 de março de 2022.

A chamada pública é destinada aos servidores e estudantes, graduados ou graduandos em Licenciatura em Letras, Letras-Português, Letras - Português/Espanhol ou Letras - Espanhol da Rede Federal. As candidaturas podem ser feitas por meio do formulário eletrônico que ficará disponível até 20 de março de 2022

Para a participação, é exigido o domínio do espanhol no nível B1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência. Os interessados devem ficar atentos às orientações presentes no Edital. As atividades serão implementadas de 1º de outubro de 2022 até 31 de maio de 2023, na Espanha.

O Programa tem o objetivo de aperfeiçoar proficiência em Português e em Espanhol de todos os envolvidos, além de “trabalhar competências em aspectos socioculturais, literatura, história e geografia da Espanha e do Brasil”, como afirma a assessora internacional do Conif, Ana Carolina Oliveira.

Os assistentes brasileiros de conversação serão destinados aos centros do Ensino Secundário ou em Escolas Oficiais de Idiomas de várias Comunidades Autônomas na Espanha para auxiliarem no ensino de Português como Língua Estrangeira. “Dentro dessa parceria, queremos fortalecer as relações de cooperação no campo das humanidades entre as instituições educacionais dos dois países, além do favorecimento do multilinguismo”, destaca Ana Carolina.

No Brasil, o programa é liderado pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha e tem o Conif como parceiro.

Todas as informações estão disponíveis no site do Conif.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif, com adaptações.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!