Evento Internacional

Conif participa da conferência anual do CICan

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/05/2019 16h27, última modificação 31/08/2023 12h54
O reitor do IFF e coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conif, Jefferson Manhães, participa do evento.
Conif participa da conferência anual do CICan

Jefferson Manhães cumprirá agenda de reuniões e visitas técnicas durante o evento

“Inclusão – uma receita para o sucesso” é o tema da conferência anual do Colleges and Institutes Canada (CICan, na sigla em inglês) que teve início nesse domingo, dia 05 de maio, na cidade de Niagara Falls (Cataratas do Niágara), localizada na província de Ontário, centro-leste do Canadá.

Representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) no evento, o coordenador da Câmara de Relações Internacionais do colegiado, Jefferson Manhães, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), cumpre uma agenda de reuniões e visitas técnicas nesta semana.

“Destaco que a inclusão, tema que norteia o evento, tem identidade com as práticas educativas da Rede Federal. Estamos participando de discussões de extrema relevância e muito sintonizadas com as demandas de nossas instituições como, por exemplo, discussões e iniciativas sobre como preparar os IFs para atrair e manter os estudantes do futuro. A presença do Conif neste congresso engrandece o diálogo entre o Brasil e o Canadá”, afirmou.

Dentre as principais palestras programadas, Manhães já acompanhou as apresentações da ativista pelos direitos civis Tarana Burke, cujo trabalho é voltado à justiça social e apoio àqueles que sofreram traumas sexuais ou assédio, e de Luke Anderson, fundador da StopGap, empresa que produz rampas de acesso, chamando atenção para uma sociedade mais inclusiva.

Jefferson também participou das exposições: Is your Institution more like Sears or Amazon? – que abordou como as instituições estão se preparando para as demandas dos estudantes do futuro; The role of VET in Co-creating “Skills Ecosystems” for Innovation, Social-inclusion and Sustainability” – sobre a importância de a educação profissional estar na vanguarda das mudanças no que se refere ao mundo globalizado, tecnológico e digital; Internationalizing Post-Secondary Education – sobre uma ferramenta que internacionaliza a entrega do currículo e oferece aos alunos uma experiência imersiva sem viajar; e International Perspectives on Inclusion and Future of Work – que tratou de práticas inclusivas de sucesso nos Estados Unidos, Europa e Nova Zelândia.

Nos próximos dias, o representante do Conif tem visitas previstas ao Niagara College Canada e Seneca College of Applied Arts and Technology, ambas instituições trabalham com o mesmo escopo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A conferência anual do Colleges and Institutes Canada, que vai até 7 de maio, reúne líderes de educação de todo o mundo com o intuito de trocar conhecimento, compartilhar boas práticas e oportunizar cooperações.

CICan É um dos parceiros mais sólidos do Conif. Além de apoiar a mobilidade de docentes e estudantes, a instituição contribuiu com a elaboração do Programa Mulheres Mil e com a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede Certific).

O trabalho entre o Conif e o CICan tem como foco o desenvolvimento de parcerias com países que sejam referência em Educação Profissional e Tecnológica, a partir de princípios similares aos brasileiros e baseando-se em uma cooperação horizontal.

Por Bárbara Bonfim - Assessoria de Comunicação do Conif