Notícias

Congresso mundial

Conif participa de evento global da Wfcp

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/11/2021 11h08, última modificação 31/08/2023 13h06
O reitor do IFF, Jefferson Manhães, vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, representou a Rede Federal no evento mundial de educação técnica-profissional e tecnológica.
Conif participa de evento global da Wfcp

 A World Federation of Colleges and Polytechnics (Wfcp) lançou, no dia 11 de novembro de 2021, sua primeira declaração global urgindo todas as instituições de educação técnica-profissional e tecnológica do mundo para coordenar uma oferta de educação, treinamento e capacitação que acelere a recuperação econômica e social após a pandemia de covid-19.

 A declaração enfatiza a importância da educação profissional e tecnológica na reconfiguração econômica, garantindo que os conhecimentos, habilidades e competências para essa reconstrução estejam no horizonte global pós-pandêmico. O texto sugere seis áreas prioritárias para adaptação dos sistemas dessa educação  nos países, bem como dez recomendações para provedores educacionais, governos e outros atores envolvidos.

 O documento foi lançado no Congresso Internacional de Educação Profissional e Tecnológica da Tknika, instituição localizada em San Sebastián, no País Basco, Espanha, pela presidenta da Wfcp, Dawn Ward, e distribuído para mais de mil profissionais da educação profissional e tecnológica de diferentes países. Além disso, o material ficará disponível no site.

 A presidenta da instituição afirmou que “a Covid-19 criou disrupturas no mundo que impactou quase todos os aspectos da vida de todos e levou à perda de um número significativo de vidas”. “A devastação, no entanto, não foi somente relacionada à saúde, economias foram profundamente impactadas. A educação profissional e tecnológica pode ajudar a enfrentar e reverter esse impacto, tornando-se um elemento que possibilite e direcione para uma prosperidade de longo prazo”, disse.

 O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi representado pelo reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e vice-presidente de Relações Institucionais, Jefferson Manhães de Azevedo, que destacou a transformação dos projetos pedagógicos, da infraestrutura e das abordagens dos centros de formação profissional do País Basco a partir da visão estratégica da modalidade que tange. À formação de pessoas, observando as competências exigidas pelo novo cenário que a humanidade vivencia.

 O encontro também marcou a reunião preparatória para a próxima Conferência Anual da Wfcp, que será em junho de 2022. Durante a reunião preparatória foram destacados três eixos que estão pautando as discussões sobre a educação tecnológica: a transformação digital, a transformação ecológica (sustentabilidade) e a humanização. O reitor destacou que o terceiro pilar foi amplamente abordado e ressalta que a reflexão em nível mundial, coincide com o posicionamento do Conif no que diz respeito às questões éticas, humanização, multiculturalismo e à formação cidadã.

 

 Fonte: Conif

  

 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!