Conif seleciona estudantes para Acampamento Internacional da Juventude

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/04/2022 15h54, última modificação 31/08/2023 13h09
Interessados podem se inscrever até o dia 17 de abril.
Conif seleciona estudantes para Acampamento Internacional da Juventude

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulga Edital Conif/AI Nº 07/2022, para seleção de dois estudantes da Rede Federal para participação no Youth Camp 2022O acampamento é organizado pela Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês) e ocorrerá entre os dias 12 e 17 de junho, em San Sebastián, na Espanha, durante o Congresso Mundial da WFCPevento considerado um dos maiores na área de Educação Profissional e Técnica do mundo e contará com palestras, mesas redondas e espaços voltados ao networking.

Os estudantes interessados devem submeter inscrição até o dia 17 de abril, por meio do Formulário de Inscrição e realizar o envio da documentação, em formato PDF, exigida no edital. A participação dos estudantes selecionados será financiada pela Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Poderão se inscrever todos os alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que atendam os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados em Curso de Graduação ou em Curso Técnico Subsequente de qualquer área em um dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos Centros Federais de Educação Tecnológica ou do Colégio Pedro II; que tenham no mínimo 18 anos e no máximo 30 anos de idade; que comprovem ter domínio nível mínimo B2 de proficiência em língua inglesa.

A seleção será realizada em três fases: análise dos formulários de inscrição e dos certificados de proficiência em inglês, análise das informações curriculares apresentadas no formulário de inscrição e análise da carta de motivação. Serão aprovados os candidatos que obtiverem maior pontuação no somatória da primeira e segunda fases do processo seletivo. O resultado final será divulgado no dia 26 de abril de 2022 no Portal oficial do Conif

Saiba mais: Youth Camp é um acampamento para estudantes, onde os participantes tomarão parte de atividades sociais, discussões sobre temas globais e desenvolvimento de uma declaração “The Voice of the Youth”, que será apresentada aos participantes da Conferência Mundial.

Confira o cronograma:

ATIVIDADES  PERÍODO

Prazo final para envio da documentação completa conforme item 7.1 do Edital

17 de abril de 2022, às 23h59m (horário de Brasília)

Divulgação da lista de homologação

Até 19 de abril de 2022

Resultado da primeira fase

20 de abril de 2022

Resultado da segunda fase

25 de abril de 2022

26 de abril de 2022

Youth Camp

12 a 17 de junho de 2022

Participação do reitor do IFF no Congresso Mundial da WFCP

O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, deverá participar do evento representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Ele é o atual vice-presidente para as Américas da WFCP.

A indicação foi feita por unanimidade pelos componentes da mesa diretora da instituição durante a primeira reunião do colegiado neste ano. O Conif faz parte da WFCP desde 2011, mas a oficialização como integrante da Federação ocorreu no ano seguinte, em 2012. A participação do Conselho visa contribuir com as experiências da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no grupo.

WFCP - Criada em 1998, a WFCP é uma rede internacional de instituições e associações regionais de educação profissional e tecnológica de vários países. Atua por meio da promoção do debate, do compartilhamento de boas práticas e agregando diversos atores interessados que se reúnem, a cada dois anos, no Congresso Mundial da Federação. Desde 2016 o Conif integra a mesa diretora da organização. Para conhecer mais sobre o trabalho da WFCP acesse o site oficial https://wfcp.org/.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!