Representação

Conselheiros eleitos tomam posse no Conselho Superior do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/06/2017 17h55, última modificação 31/08/2023 12h41
Cerimônia foi seguida de 1ª reunião extraordinária, tendo como pauta a apresentação do relatório anual da Fundação Pró-IFF.
Conselheiros eleitos tomam posse no Conselho Superior do IFF

Mesa composta, da esquerda para a direita: João, Elaine, Jefferson, Mônica e Fillipi.

Os novos membros eleitos para o Conselho Superior do IFF, representantes dos segmentos docente, técnico-administrativo e discente, tomaram posse na tarde desta quinta-feira, 22 de junho de 2017, na Reitoria, em Campos-RJ. Os conselheiros foram eleitos pela comunidade acadêmica em eleição realizada em maio deste ano, para mandato de dois anos.

A cerimônia teve início com a composição da mesa, com a presença do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo e de um representante de cada segmento: Elaine Rodrigues (docente), Mônica Gonçalves (TAE), Fillipi Azevedo (discente) e João Siqueira, do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Paraíba do Sul, representando a comunidade externa. Após, foi feita a leitura da portaria de nomeação, seguida da assinatura do termo de posse por cada conselheiro presente.

O representante do segmento discente, Fillipi, que também é servidor da casa, destacou que é aluno do IFF há muito tempo, desde 2001, e que sempre quis estar no Consup representando os alunos. “Então eu fico muito feliz e acho muito importante esta visão que eu vou ter tanto da parte discente como da parte de servidor, porque como servidor a gente se esquece da visão do aluno, e eu convivo com eles todos os dias, vejo os problemas que eles relatam e as soluções que eles dão, então é muito importante esta representação, ter esta visão dos dois lados e poder levar isso para o Consup”, disse. Assim como Fillipi, seu suplente, Bruno Del’Esposti, também é servidor da casa.

Mônica, representante técnica-administrativa, disse que espera contribuir mais uma vez, visto que já atuou como suplente no mandato anterior. “Eu sou uma entusiasta desse projeto, que são os Institutos Federais. Sempre fui muito feliz aqui e acho que é uma forma de retribuir e participar da construção da instituição”, afirmou. “Eu prefiro trabalhar em um lugar onde eu dou esperança às pessoas do que trabalhar em um lugar onde as pessoas já chegam sem esperança nenhuma e que talvez você não tenha como reverter”, acrescentou falando sobre seu entusiasmo também pela educação.

Outra conselheira que também renova sua participação no Consup é Elaine, eleita para representar o segmento docente. “É um entusiasmo ser servidor desta instituição onde nós temos este momento de democracia. Nesta nova composição do Consup, temos um grupo que traz uma experiência anterior, o que acredito que irá nos fortalecer como equipe e trazer ainda mais aprimoramento, aprender com os erros e aprimorar muito mais os acertos”, declarou.

Para João, representante da comunidade externa, o IFF é “a nossa casa”, sempre com respostas e dando apoio às demandas da sociedade. “Agradecemos esta parceria e nada mais justo estarmos aqui tentando contribuir”, disse.

O reitor, Jefferson, ressaltou ser uma satisfação ter os colegas legitimamente eleitos para a construção de um tempo melhor, sendo o Consup o local em que se constrói, formalmente, o debate com a sociedade. Ele falou, ainda, que o Conselho passará por momentos e decisões difíceis, mas que será sempre ouvido por meio de um diálogo honesto. “Temos embates, mas espero que possamos construir um dissenso qualificado, fundamentado, honesto. É assim que se avança na sociedade, e aqui (no Consup) é um bom espaço para isso”, disse Jefferson já apontando o que chamou de “bons debates” como a política estudantil e a questão do currículo que atenda, por exemplo, ao trabalhador, levando-se em consideração os motivos de evasão desse público. “Esta instituição inverte a lógica da sociedade, porque mostra que, independente da posição social, você pode avançar nos limites do seu desejo”, destacou, acrescentando que “a nossa missão educativa é transformadora”.

Em seguida, foi iniciada a 1ª reunião extraordinária do Conselho, tendo como pauta a apresentação do relatório anual da Fundação Pró-IFF.

Os membros, titulares e suplentes que tomaram posse, conforme Portaria N.º 804/2017 foram:

REPRESENTANTES DO SEGMENTO DOCENTE

Núcleo I

Elaine Rodrigues Figueiredo Gonçalves (Titular)

Fábio Gustavo Viana Siqueira (Suplente)

Núcleo II

Juliana Rocha Tavares (Titular)

Gustavo Carvalho de Lemos (Suplente)

Núcleo III

Augusto Eduardo Miranda Pinto (Titular)

Renato Gomes Sobral Barcellos (Suplente)

Núcleo IV