Norte Fluminense

Conselho de Desenvolvimento Local do Porto do Açu elege temas prioritários para atuação na região

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/08/2020 09h00, última modificação 31/08/2023 12h59
Com foco na articulação de soluções para fortalecimento da educação e no empreendedorismo sustentável, será realizado o Fórum do Observatório Social, dias 20 e 27 de agosto e 03 e 10 de setembro, por meio do Google Meet.
Conselho de Desenvolvimento Local do Porto do Açu elege três temas prioritários para atuação na região

Evento online será realizado dias 20 e 27 de agosto e 03 e 10 de setembro. Para se inscrever, acesse: eventos.iff.edu.br/observatoriosocial. (Arte: Comunicação do Porto do Açu)

O Conselho de Desenvolvimento Local do Porto do Açu, que reúne diferentes atores sociais do Norte do Estado do Rio de Janeiro – entre eles o reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães – para discutir sobre as necessidades do território e suas possíveis soluções, elencou três temas prioritários para atuação do grupo até o fim deste ano: o fortalecimento da educação e a articulação de debates sobre empreendedorismo sustentável e o observatório social.

“Entendemos a importância da criação deste fluxo de diálogo construtivo entre os conselheiros pensando no desenvolvimento regional. Na prática, com a ajuda de olhares técnicos diversificados destes apoios locais, o empreendimento portuário extrapola seus perímetros a fim de contribuir para a cocriação de soluções e articulações múltiplas para as necessidades socioeconômicas do território“, explica o gerente de Relacionamento com a Comunidade da Porto do Açu Operações, Wanderson Sousa.

Mesmo no cenário de pandemia, o plano do Conselho de Desenvolvimento Local de materializar as ações do grupo com foco nos temas prioritários foi mantido. Para isso, todo o escopo de atuação dos conselheiros e demais participantes deste processo foi adaptado ao meio digital.

No propósito de fortalecer a educação, o Conselho estimulará o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras no território, através do Projeto Escola do Século XXI. O projeto, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) e o município de São João da Barra, fará desde o engajamento à capacitação de professores e equipes pedagógicas de 24 escolas do Ensino Fundamental I da rede municipal.

O Conselho também irá abordar o empreendedorismo sustentável na região, estimulando o desenvolvimento responsável de pequenos negócios, com um foco inicial no setor agrícola. Na sequência, serão levantados outros temas, como economia solidária, artesanato e turismo sustentável. O objetivo, a partir de fóruns e palestras virtuais, é promover soluções para o desenvolvimento sustentável do território.

Fórum do Observatório Social

Com o intuito de provocar uma rede colaborativa entre os atores locais que trabalham com pesquisa e indicadores sociais, os conselheiros do Porto do Açu promoverão o 1° Fórum do Observatório Social, para discussão e palestras online, por meio do Google Meet (evento online). Será nos dias 20 e 27 de agosto e 03 e 10 de setembro de 2020, às quintas-feiras, das 17h às 18h30min, e contará com palestras e mesas-redondas.

O objetivo é integrar e articular a rede local, por meio de pesquisadores e estudantes da região, gerando engajamento dos atores e instituições locais, para que, juntos, possam chegar ao melhor modelo e metodologia para integração de indicadores sociais do território, além de auxiliar na implantação da agenda dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os interessados em participar devem acessar a Plataforma de Eventos do IFF, para fazer a inscrição para o evento previamente. Os links para acessar o ambiente virtual onde ocorrerão as palestras e mesas-redondas serão enviados aos inscritos por e-mail.

Reitor do IFF, Jefferson Manhães, fala sobre a importância do Conselho de Desenvolvimento Local do Porto do Açu e o papel do Instituto no grupo de trabalho

“A ideia deste Conselho, que conta com representantes da comunidade dos municípios que são impactados pela ação do Porto do Açu, é que possamos ajudar a pensar temas, proposições e ações concretas que possam auxiliar no desenvolvimento de toda a região que de alguma maneira está circunscrita pelas atividades do Porto. Atualmente, os representantes são de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, que são diretamente relacionados ao Porto”, explica Jefferson.

O reitor acrescenta ainda que participa mais intensamente da abordagem a respeito da educação. “Pontuamos como nós podemos desenvolver ações na área da educação para fortalecer os nossos municípios, na educação básica de modo geral e também na profissional. Então, o IFFluminense tem participado especialmente em relação e este assunto”.

Ele destaca que é imprescindível esse olhar externo àqueles que atuam no Porto e que essa abordagem ajuda a tratar do que é relevante para a comunidade. “Vejo como uma iniciativa muito importante, por meio da qual nós temos ciência do que acontece, dos avanços das questões que estão sendo estrategicamente pensadas para aquele complexo, e nós escolhemos algumas ações que, com a articulação do Porto do Açu, junto aos poderes municipais ou não, nós podemos contribuir de modo a impactar positivamente a vida das pessoas”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Porto do Açu, com adaptações.