Conselho inicia suas atividades

por admin publicado 05/12/2013 18h20, última modificação 31/08/2023 12h47
A primeira reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF foi realizada na quinta-feira, 05, às 10h, no campus Campos-Guarus. Na ocasião, foi indicado o presidente do Conselho.

A primeira reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cenpe) foi marcada por momentos de reflexões sobre o papel dos Institutos Federais, como instituições da sociedade e para a sociedade.

O reitor, Luiz Augusto Caldas, esteve presente e  enfatizou a necessidade de diferentes olhares e a possibilidade de construir para construir-se. “E, para isso, precisamos entender nossas funções, para além do individual, o nós e os nós desta malha que é a Rede”, disse Luiz que ainda ressaltou que a centralidade do Instituto é na educação.

Após a abertura, os pró-reitores indicaram o professor José Augusto Ferreira, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, para assumir a presidência do Conselho. José Augusto destacou a importância do colegiado como um espaço estratégico para os debates voltados à promoção do desenvolvimento institucional e regional.

“As ações do Cenpe terão um impacto positivo na vida da comunidade, pois trata-se do colegiado com o maior número de representações e que atenderá as temáticas ligadas as ações estratégicas, políticas e de diretrizes do processo de ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo em que esse perfil de representação multicampi é um desafio por lidar com demandas distintas, também tem o seu lado positivo ao nos permitir constituir uma rede mais articulada de princípios e diretrizes do Instituto”, destacou José Augusto.

Nesta primeira reunião também foi indicada a professora Sandra Soares para secretariar os trabalhos e foram estabelecidas as dinâmicas das próximas reuniões.

O Conselho tem funções normativas, consultivas e deliberativas sobre matéria acadêmica, didático-pedagógica, científica, artístico-cultural e desportiva, sendo um espaço representativo multicampi onde serão tomadas decisões compartilhadas. O Cenpe irá auxiliar o trabalho do Conselho Superior agilizando os processos normativos.

Saiba Mais: O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é formado por representantes da Câmara de Ensino, Pesquisa, Gestão de Pessoas, Arte e Cultura, Esporte, Extensão, assim como representantes de docentes, discentes e técnico-administrativos de todos os campi, eleitos pela comunidade interna em setembro deste ano. Veja AQUI quem são eles.

(Publicada em 05/12/2013)