Eleições

Conselho Superior aprova votação online

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/05/2017 17h43, última modificação 10/10/2023 12h30
Eleição de representantes discente, docente e técnico-administrativo será realizada no período de 24 a 26 de maio em sistema online.
Conselho Superior aprova votação online

O Conselho Superior do IFFluminense (Consup) aprovou a proposta de eleições online apresentada pela Comissão Organizadora do Processo de Escolha de novos representantes dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo, de forma majoritária, por 10 votos a 3. Desta forma, a comunidade interna poderá eleger seus novos representantes para o órgão máximo da instituição de forma rápida, ampla e segura. As normas do processo eleitoral já estão divulgadas por meio da Resolução N.º 14, de 05 de maio de 2017.

A votação ocorrerá das 8h do dia 24 de maio até as 10h do dia 26 de maio e a comunidade poderá votar de qualquer lugar, seja pelo computador ou pelo celular. Um e-mail será enviado aos servidores e estudantes com acesso ao link de votação (Saiba como votar), e o sistema estará disponível por 50h ininterruptas, o que deverá ampliar o número de votantes, tornando a eleição mais representativa e participativa, conforme destaca o presidente da Comissão Organizadora, Luiz Alberto Louzada Hosken. “O prazo foi estendido para termos maior participação de toda a comunidade e, principalmente, dos estudantes”.

O sistema de votação online é realizado por meio da ferramenta Helios, um projeto internacional que já é utilizado por instituições como: Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Instituto Federal do Pará (IFPA), Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

A primeira eleição online do IFFluminense ocorreu em novembro de 2016 no processo eleitoral para compor a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CISPCCTAE).