Estatuto

Consup aprova Reforma do Estatuto do IFFluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/12/2017 17h00, última modificação 31/08/2023 12h48
A 6.ª reunião ordinária do Conselho Superior, última do ano de 2017, aprovou a reforma do Estatuto com quorum qualificado e de forma democrática.
Consup aprova Reforma do Estatuto do IFFluminense

Depois de uma longa expectativa, foi aprovada, na última reunião do Conselho Superior de 2017, a reforma do Estatuto do IFFluminense, principal regulamento interno da instituição, e que apresentava defasagens tanto em informações básicas, como o endereço da Reitoria e de alguns campi, como no desenho organizacional praticado pela atual gestão.

Para elaboração da proposta de reforma foi constituída comissão composta por representantes dos docentes, técnico-administrativos e estudantes, presidida pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Luiz Sanguedo Boynard. "A proposta de reforma foi, na sua maior parte, consensual dentro da comissão e naquilo em que se abriu divergência, a assembleia legitimamente constituída e reunida em seção ordinária e em quorum qualificado exigível, debateu, argumentou e votou de forma democrática, consolidando o documento", explicou o pró-reitor.

Boynard acredita que o novo Estatuto tenha maior estabilidade e durabilidade por se tratar de um documento fortalecido pelo processo de participação e decisão do Conselho Superior, além de regularizar uma pendência essencial para o ingresso do IFFluminense no Processo Eletrônico Nacional.

A reforma do estatuto também deflagra a necessidade de reforma de vários outros regulamentos internos, a começar pelo Regimento Geral, que será revisto no primeiro trimestre de 2018, atualizando os fluxos e o próprio funcionamento da Instituição, que está sujeito a defasagens devido a dinâmica de suas relações com o Governo Federal e com a sociedade.

"Após um ano e meio, num grande esforço de reelaboração, de pensar e adequar o Estatuto à realidade do nosso instituto e da legislação, de tal maneira que ele continue sendo um documento representativo, o Consup aprovou o documento que, a partir de agora está adequado e sintonizado aos desafios da nossa instituição", comemorou o reitor do IFF, Jefferson de Azevedo.