Conselho Superior

Consup aprova mudanças nas formas de ingresso do Processo Seletivo e Vestibular 2020 – 2.° Semestre

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/11/2020 17h06, última modificação 31/08/2023 13h01
Os novos editais para as duas seleções devem ser divulgados na próxima semana.

A mudança nas formas de ingresso do Processo Seletivo para Cursos Técnicos de Nível Médio e do Concurso Vestibular para Cursos de Graduação 2020 – 2.º Semestre, em virtude da pandemia de Covid-19, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior, órgão máximo do Instituto Federal Fluminense. A 9.ª Reunião Extraordinária do Consup, presidida pelo reitor Jefferson Manhães, foi realizada nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, com transmissão pelo IFFTube.

A seleção e classificação dos candidatos do Processo Seletivo serão realizadas por meio de um sorteio eletrônico público, auditado e transparente, transmitido ao vivo pelo canal IFFTube. Já o Concurso Vestibular utilizará a nota dos últimos três anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso, cabendo ao candidato escolher o ano a ser considerado – 2017, 2018 ou 2019. As inscrições para as duas seleções serão gratuitas e deverão ser realizadas online.

“Consultamos em várias universidades e institutos federais quais eram as possibilidades para diminuir os danos, pois, no momento atual, é inviável colocar 25 ou 30 mil estudantes dentro de escolas para fazer uma prova presencial”, Carlos Artur.

A proposta foi apresentada aos conselheiros pelo pró-reitor de Ensino, Carlos Artur Arêas, e pelo diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFF, Marcelo Sarmento. “Consultamos em várias universidades e institutos federais quais eram as possibilidades para diminuir os danos, pois, no momento atual, é inviável colocar 25 ou 30 mil estudantes dentro de escolas para fazer uma prova presencial”, pontuou Carlos Artur, destacando que as novas formas de ingresso foram discutidas dentro da Pró-reitoria de ensino, na Câmara de Ensino e no Colégio de Dirigentes do IFF antes de serem levadas ao Consup.

Marcelo ressaltou que os editais do Processo Seletivo e Vestibular que estão em vigor e tiveram suas etapas suspensas no dia 30 de março deste ano, devido ao estado de emergência de saúde pública causado pela pandemia do novo coronavírus, serão cancelados. “Os editais em vigor tinham uma característica totalmente diferente. Não seria viável executar as suas etapas da forma que estavam colocadas. Os editais serão cancelados, com a devolução da taxa de inscrição para os candidatos que já haviam feito o pagamento”, afirmou o diretor.

“Entendemos que essa é a forma mais adequada para a realização dessas seleções de estudantes neste momento que estamos vivendo”, finalizou o reitor Jefferson Manhães, ressaltando a importância do processo de diálogo com os gestores da área de Ensino, os diretores dos campi e com os membros do Conselho Superior.

Novos Editais – a previsão é de que os novos editais do Processo Seletivo e Vestibular 2020 – 2.º Semestre, bem como o comunicado de cancelamento dos editais que ainda estão vigentes, sejam publicados na próxima semana. Todas as informações estarão disponíveis no Portal de Seleções do IFF