Pesquisa

Contribuições do Teatro para formação de professores é tema de novo livro da Essentia

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/08/2022 22h36, última modificação 31/08/2023 13h11
Obra da professora do IFF Campus Centro, Maria Siqueira, traz discussões sobre a formação global do estudante e o compromisso com a educação libertadora.

Publicação está disponível para leitura no site da Essentia (Arte: Cláudia Ferreira/Essentia Editora)

O livro “Plano de Infiltrações na Escola: contribuições e reflexões do Teatro para a formação de professores”, da professora do Campus Campos Centro, Maria Siqueira, acaba de ser lançado pela Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense. A sua versão digital está disponível para leitura e download AQUI.

A obra, fruto da pesquisa de mestrado da professora da Licenciatura em Teatro, traz discussões sobre a formação global do estudante e o compromisso com a educação libertadora na prática cotidiana da construção do conhecimento. Maria destaca que o livro pretende fortalecer o diálogo entre a pedagogia do Teatro e os professores de todas as áreas, visto que a pesquisa chegou a duas conclusões importantes:

“Uma é que a linguagem teatral é um saber negligenciado na formação geral e também na formação de professores. Esta função que tanto necessita que o profissional se esmere nos diversos níveis de comunicação não poderia prescindir do trabalho com a linguagem teatral desde a graduação”, ressalta.

A autora acrescenta que outro ponto chave deste diálogo que o livro propõe parte do protagonismo atual das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e da compreensão da necessidade de uma abordagem mais holística na educação. “O modelo conteudista vem falindo e, em plena era da informação, o desenvolvimento de habilidades e competências tem ganhado força inclusive a partir da BNCC [Base Nacional Comum Curricular] em vigor, e as metodologias do ensino do Teatro são desde sua origem pautadas neste tipo de abordagem, portanto, as demais áreas podem se beneficiar muito desta experiência e das reflexões por ela suscitadas”, pontua a professora.

A coordenadora executiva da Essentia Editora, Daniela Balduíno, destaca que a obra, selecionada por meio de edital interno de apoio à publicação de livros, em 2020, é uma leitura importante para professores atuantes e em formação. "Ela perpassa a ação docente desde a formação inicial à continuada, nesse importante processo de construção de sua identidade profissional. A autora apresenta temas relevantes para os educadores de hoje, dentre eles: uma educação plena e libertadora, as metodologias ativas de aprendizagem e curricularização da extensão".

Sobre a autora:
Maria Siqueira é formada pela Escola Técnica Estadual de Teatro - Etet Martins Penna, licenciada em Teatro e mestra em Ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde foi bolsista do projeto Teatro em Comunidades - Redes de Teatro, na Maré, e orientada da prof. Marina H. Coutinho no TCC e na dissertação. Atua como professora de Teatro do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, onde leciona no Ensino Médio e na Licenciatura em Teatro, além de desenvolver um projeto de extensão que oferta aulas de Teatro para jovens e crianças da comunidade e um projeto de pesquisa que abrange as áreas de encontro entre Teatro e Educação, Teatro Aplicado, Pedagogia do Teatro, formação de professores e Teatro para infâncias. Luta, pesquisa e trabalha pela democratização da linguagem teatral.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!