Cooperação entre instituições do RJ

por admin publicado 20/09/2011 19h50, última modificação 31/08/2023 12h46
Encontro mobilizou reitores de instituições federais do Estado com o objetivo de preparar um Protocolo de Intenções onde todas as instituições do Estado se comprometem a estabelecer um trabalho de cooperação.

Reitores de instituições federais do estado do Rio de Janeiro estiveram reunidos na tarde da última segunda-feira, dia 19 de setembro, no CEFET-Rio. O encontro aconteceu com o objetivo de preparar um Protocolo de Intenções onde todas as instituições públicas de ensino superior do Estado, à semelhança das instituições de Minas Gerais, se comprometem a estabelecer um trabalho de cooperação.

Entre outras propostas estão: melhores condições de mobilidade para os estudantes; a troca de experiências e cooperação em ensino, pesquisa e extensão; estratégias conjuntas de oferta de Ensino a Distância e Presencial, além de projetos que oportunizem a capacitação de seus quadros funcionais feitos em cooperação mútua.

Na reunião, uma carta foi assinada pelos representantes de todas as instituições. A carta será entregue ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, com o objetivo de convidá-lo para a cerimônia em que será celebrado o Protocolo de Intenções e marcará o início do acordo de cooperação entre as instituições.

A Reitora do IF Fluminense, Cibele Daher, que esteve presente na ocasião, destaca a importância da ação para a educação pública superior no Estado. “A ação é uma soma de esforços e este é um avanço muito significativo para a educação superior pública no Rio de Janeiro. O IF Fluminense, que já desenvolve um processo de cooperação com a UENF e a UFF, por força de sua abrangência cada vez maior, considera valiosa a experiência do compartilhamento com as outras instituições co-irmãs. A parceria trará benefícios concretos aos atuais e futuros estudantes , aos servidores e a toda a comunidade”, completou.