Evento cultural

Encontro de Cultura do IFFluminense será nos dias 01 e 02 de dezembro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/10/2021 13h35, última modificação 31/08/2023 13h07
As inscrições começam dia 30 de outubro, e as submissões de trabalho têm início no dia 01 de novembro de 2021. Os interessados em avaliar os trabalhos podem se inscrever pelo formulário do evento.
Encontro de Cultura do IFFluminense será nos dias 01 e 02 de dezembro

Arte: Programação Visual

O Instituto Federal Fluminense publicou o Edital N° 193/2021, que regulamenta a chamada para submissões de propostas de trabalhos para apresentação no IV Encontro de Cultura do IFFluminense, a ser realizado nos dias 01 e 02 de dezembro de 2021, pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade (Proex), abrangendo todos os campi da instituição.

O IV Encontro de Cultura do IFFluminense é um evento integrado de Arte e Cultura dos campi do IFF, de exibição online e gratuita, apresentando atividades de reflexão estética, crítica e sensível, por meio de palestras e apresentações artístico-culturais em suas diversas linguagens e especificidades, dando visibilidade à produção desenvolvida nas unidades da instituição e/ou em suas comunidades, com ênfase em sua pluralidade, diversidade, atuação em rede e nas questões específicas da Arte e da Cultura como campos do saber.

A temática da quarta edição é a “Resistência cultural nos tempos de barbárie” no sentido de visibilizar atividades que se enredam e se expandem entre os territórios da instituição e o seu cotidiano, nas perspectivas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, compreendendo a importância das produções simbólicas na formação integral dos sujeitos, lançando reflexões acerca do contexto atual de trabalho à distância e remoto, como reinvenção de modos da atuação.

Público alvo: Comunidade acadêmica do IFF (servidores, estudantes regularmente matriculados), egressos e público em geral, tais como agentes culturais externos parceiros das ações e projetos desenvolvidos nos campi do IFFluminense. As propostas inscritas deverão apresentar relação com os campi envolvidos por meio de vinculação com algum servidor enquanto orientador ou parceiro, de acordo com o artigo 10° do edital.

Vagas, inscrições e submissões – Não há limite, por participante, de número de inscrições e submissões de trabalhos, que devem ser realizadas, gratuitamente, por meio dos endereços:

Certificação – Serão disponibilizados certificados a todos os proponentes dos trabalhos selecionados para integrar o IV Encontro de Cultura do IFFluminense, por meio do e-mail informado no formulário de inscrição.

EtapaPeríodo
Período de inscrições no evento 30/10 a 30/11/2021
Submissão de trabalhos 01 a 21/11/2021
Divulgação dos trabalhos selecionados 29/11/2021
 Realização do IV Encontro de Cultura do IFFluminense 01 e 02/12/2021

Todas as informações podem ser acompanhadas no site do evento e também no Portal de Seleções

Avaliadores de trabalhos

A Proex está organizando o processo de avaliação dos trabalhos submetidos para o IV Encontro de Cultura do Instituto Federal Fluminense e busca interessados e com disponibilidade em ocupar a função de Avaliadores de Trabalhos e Coordenação de Sessão de Comunicações Orais, exercendo as atribuições de avaliação prévia dos materiais recebidos e de mediação nas sessões temáticas. Após o evento, serão emitidos certificados de parecerista e mediador aos participantes.

Público alvo: Discentes da pós-graduação, docentes, pesquisadores, técnicos-administrativos em educação e terceirizados com vínculo nas instituições de ensino superior e com atuação técnica, pesquisa e/ou docência correlacionada à área temática.

Os interessados em avaliar os trabalhos devem se inscrever pelo formulário até dia 20 de novembro. Os inscritos receberão contato direto da organização do evento.

Os coordenadores de sessão das comunicações orais precisam ter disponibilidade para avaliar os trabalhos recebidos no seu eixo temático durante o período de 22 a 28 de novembro de 2021 e realizar a mediação das sessões nos dias do evento.

Dúvidas podem ser sanadas e mais informações obtidas pelo e-mail: cultura.reitoria@iff.edu.br

√ Participe da campanha IFF Solidário! Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!