Coro Jovem será formado em breve

por admin publicado 14/07/2014 19h20, última modificação 31/08/2023 12h45
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Câmara de Arte e Cultura do IFF elaboraram o Programa Coro Jovem, que irá reunir estudantes de todo o instituto em um grande coral.

Música e jovens são palavras sinônimas, pode-se dizer, e que se afinam em melodias, muitas vezes, perfeitas. E quando a música encontra a juventude dentro da escola, os resultados podem ser ainda melhores: desenvolvimento da sensibilidade, da autoestima, socialização e a ampliação do gosto por atividades culturais.

A arte sempre foi uma atividade muito presente no Instituto Federal Fluminense, seja por meio do teatro, da fotografia, das bandas ou de um simples violão tocado despretensiosamente nos horários de intervalo das aulas.

Nesse contexto, o projeto de um coral da instituição não é uma novidade, mas é sempre um desafio que se renova a cada etapa na busca pela integração dos estudantes dos diversos campi do IFFluminense.

Esse movimento de integração tem dado certo: quando a instituição completou 100 anos, em 2009, os corais dos campi Centro, Guarus, Macaé e Cabo Frio se reuniram para uma apresentação memorável; em 2013, Macaé e Guarus se juntaram para uma apresentação que reuniu 60 vozes durante a Semana Nacional da Cultura no IFF; e essa dobradinha se repetiu neste ano. Sob a coordenação dos professores Helio Junior e Saulo Nascimento, o grupo se apresentou no Rio de Janeiro, na solenidade de assinatura do convênio de cooperação acadêmica e intercâmbio técnico entre nove instituições de ensino do estado para a constituição do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (Fic-RJ).

A apresentação fez tanto sucesso entre os presentes que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e a Câmara de Arte e Cultura, começaram a articular uma proposta de um coro para a participação de todos os estudantes do IFFluminense interessados: o Programa Coro Jovem do IFF.

Trata-se de um Programa Institucional multicampi cujo objetivo é congregar estudantes das diversas unidades do Instituto em torno do desenvolvimento de habilidades musicais relacionadas com o Canto Coral.

“Lançaremos um edital em breve para as inscrições dos estudantes, que poderão se candidatar como bolsistas ou como voluntários e as vagas serão distribuídas, proporcionalmente, para todos os campi”, explicou o professor Saulo.

De acordo com ele, o Coro deverá ser constituído por cerca de 50 estudantes e o método de aprendizagem será diferenciado. “Será um envolvimento autodidata. Os alunos receberão um kit para ensaios e teremos encontros presenciais uma vez por mês”, disse.

O repertório, intitulado “Máquina do Tempo”, contará com músicas das décadas de 1950 e 1960 para, segundo Saulo, “resgatar a memória musical da nossa sociedade”. A previsão é de que o grupo, que ainda será formado, se apresente já neste ano no Festival de Arte Jovem, a ser promovido pelo Fic-RJ.

Saiba Mais AQUI.

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais