Criação de diretrizes para as Engenharias

por admin publicado 11/08/2014 13h06, última modificação 31/08/2023 12h46
Documento base e documento de diretrizes trazem propostas de construção de uma identidade e flexibilização para os cursos de bacharelado em Engenharia do IFFluminense.

Durante a última reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cenpe), realizada no dia 04 de agosto, no campus Bom Jesus do Itabapoana, foram apresentadas as minutas de dois documentos orientadores para a criação de Cursos de Engenharia do Instituto.

A proposta da criação do documento foi organizar o currículo base dos cursos. Foi determinado um núcleo comum a todos os cursos de engenharia, que vai favorecer a flexibilização curricular e auxiliar na construção da identidade dos cursos de bacharelado em engenharia do IFFluminense.

A apresentação do documento foi feita pela diretora de ensino do campus Macaé, Ana Paula Lopes Siqueira, que explicou o processo de construção da minuta e os benefícios do sistema de matrículas flexível para o estudante.

“Ele é um documento orientador, que pode servir como base para a criação de novos cursos de Engenharia e também deve servir de base para a reformulação dos cursos já ofertados. Além disso, a flexibilização permitirá que o estudante faça disciplinas em cursos de engenharia distintos e em campi distintos”, destaca Ana Paula.

Iniciada no ano passado, a elaboração do documento foi feita coletivamente e incluiu a participação de docentes e discentes dos Cursos de Engenharia do IFFluminense.  A proposta dos documentos é buscar uma identidade para esses cursos dentro da Instituição, tendo como base seus princípios norteadores.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 11/08/2014).