Escola de Formação

Curso de Formação para Novos Servidores inicia terceira turma

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/05/2018 11h48, última modificação 31/08/2023 12h49
O curso, ofertado para servidores em estágio probatório, foi aberto no dia 14 de maio, no auditório do Campus Campos Guarus.
Curso de Formação para Novos Servidores inicia terceira turma

O Instituto Federal Fluminense iniciou a terceira turma do Curso de Formação para Novos Servidores. O curso é obrigatório para servidores do IFFluminense, em estágio probatório. A formação foi ofertada para aqueles que entraram em exercício no período de 14 de setembro de 2015 até 20 de abril de 2018, contemplando todos os efetivos em estágio probatório na instituição. O curso, semipresencial, tem carga horária de 103 horas, sendo 90 horas a distância e 13 horas presenciais.

O encontro de abertura, realizado no Campus Campos Guarus, contou com a presença do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Aline Naked, do pró-reitor de Ensino, o professor Carlos Artur de Carvalho Arêas e da diretora de Planejamento Estratégico do Instituto Federal Fluminense, Alline Sardinha Cordeiro Morais.

"Essa é uma oportunidade para conhecermos melhor a nossa missão institucional. Nós, servidores públicos da educação, temos o dever de estar cada vez mais unidos e articulados em defesa da educação pública e gratuita. Aqui, entre vocês, estão provavelmente o futuro reitor, a futura reitora, o futuro pró-reitor, a futura diretora. Vocês estão no início de uma caminhada nessa responsabilidade que vamos aprendendo ao longo do tempo de transformar vidas, de transformar a realidade do seu entorno", disse o reitor aos cursistas.

A programação do evento contou com a participação do Coro Nossa Voz, composto por alunos do Campus Macaé e  regido pelo professor Hélio da Silva Júnior. Foram apresentados, em linhas gerais, o objetivo, metodologia, avaliação, função dos tutores, módulos a distância e presenciais e apresentação da plataforma da Escola de Formação. Também no encontro, foram apresentados a proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)  e a plataforma Participa BR.

De acordo com a diretora da Escola de Formação, Taís Castro, "o curso pretende oferecer a esses servidores oportunidades de ampliação de seus conhecimentos, integração ao ambiente institucional e o fortalecimento de debates, buscando a compreensão das especificidades do serviço público, da dimensão da educação profissional e tecnológica e do papel do Instituto Federal Fluminense".