Cursos do Mulheres Mil com aula inaugural

por admin publicado 08/03/2012 11h48, última modificação 31/08/2023 12h44
A aula inaugural dos cursos de qualificação oferecidos através do Programa Mulheres Mil será no dia 12 de março, no câmpus Bom Jesus, e 13 de março, no câmpus Guarus.

Após meses de muito trabalho e expectativas, mais um grande passo será dado na concretização dos encaminhamentos do Programa Mulheres Mil, no Instituto Federal Fluminense. Trata-se de um programa do Governo Federal, que tem como objetivo a inclusão social e econômica de mulheres desfavorecidas, promovendo elevação da escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho.

O momento é especial porque marca o início dos três primeiros cursos de qualificação, nos câmpus Bom Jesus do Itabapoana e Campos-Guarus. Para comemorar, estão sendo preparadas com muita atenção as aulas inaugurais no dia 12 de março, às 14h, em Bom Jesus, e 13 de março, às 15h, em Guarus.

“Queremos acolher bem essas mulheres para que se sintam parte do Instituto e, aproveitando que é o mês delas, queremos recebê-las do jeito que merecem”, disse a Coordenadora Institucional do Programa, Thais Romano de Vasconcelos e Almeida.

O evento vai contar com a participação do Reitor, Luiz Augusto Caldas, a Pró-Reitora de Extensão, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, entre outros gestores do IFF, além, claro, das mulheres participantes dos cursos, sendo 100 em Bom Jesus e 75 em Guarus, selecionadas pela equipe do Instituto e residentes nas proximidades dos câmpus.

De acordo com Thais, será apresentado um vídeo sobre o Programa, também haverá uma apresentação cultural e, ao final, uma confraternização. Ela comemora esse momento repleto de expectativas. “O Mulheres Mil é uma oportunidade que o Instituto tem de cumprir o seu papel, permitindo o acesso e a inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade social”, afirma.

Em Bom Jesus, o curso oferecido será o “Curso Básico de Produção e Processamento de Alimentos”, com aulas duas vezes por semana. Em Guarus, serão dois cursos: “Curso Básico de Qualificação e Comercialização em Artesanato” e “Qualificação em Produtos Alimentícios Artesanais”, com aulas três vezes por semana. Os servidores dos diversos câmpus do Instituto irão colaborar de forma significativa, já que ministrarão as aulas voluntariamente.

“Esse resultado mostra a compreensão da importância e do compromisso do Instituto em oportunizar qualificação para pessoas desfavorecidas. Ele envolveu a dedicação e união da equipe de coordenadores, além de promover o relacionamento entre os câmpus, com participação de diversos servidores”, explica a Pró-Reitora de Extensão, Paula Aparecida Martins Borges Bastos.

Segundo ela, a expectativa agora é que com os novos editais do Governo Federal, outros câmpus possam ser contemplados com o Programa, assim como a implantação de novos cursos nos de Bom Jesus e Guarus.

“Além do aprendizado para a comunidade interna, o Mulheres Mil vai muito além das pessoas que serão capacitadas. Os ganhos sociais são para toda a família e também para a comunidade onde elas estão inseridas”, finaliza Paula.