05 de maio

Dia Mundial da Língua Portuguesa é comemorado com programação online

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/04/2021 00h00, última modificação 31/08/2023 13h02
O ciclo de debates promovido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa conta com sessões, entre os meses de abril e maio, com a apresentação de painéis e discussão em mesas-redondas.
Dia Mundial da Língua Portuguesa é comemorado com programação online

Atividades estão previstas para 29 de abril e também para 05 e 19 de maio (Arte: Divulgação)

Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado em 05 de maio, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) organizou um Ciclo de Debates a respeito do tema “Promoção e Difusão da Língua Portuguesa: Estratégias Globais e Políticas Nacionais”.

O ciclo de debates conta com sessões, entre os meses de abril e maio, em formatos presencial e online, com a apresentação de painéis e discussão em mesas-redondas, nos quais participarão representantes dos Estados-Membros, dos Observadores Associados e Consultivos da CPLP e outras instituições da sociedade civil.

No dia 05 de maio, além do painel de debate, será realizada uma sessão solene com as intervenções do secretário executivo da CPLP, embaixador Francisco Ribeiro Telles, do embaixador Eurico Monteiro representando a presidência cabo-verdiana em exercício na CPLP, a entrega do Prêmio Fernão Mendes Pinto e do Prêmio da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), seguido de um momento musical com o cantor angolano Paulo Flores.

O dia 05 de maio - Na 40ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), realizada em 25 de novembro de 2019, o “05 de maio” foi reconhecido como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O “05 de maio” foi instituído como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP pela XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em 20 de julho de 2009.

29 de abril, 12h - Notas de Abertura
- Armindo Brito Fernandes, diretor-geral da CPLP
Painel – “O ensino da língua portuguesa em contextos multilíngues”
- João Ribeiro de Almeida, presidente do Camões, IP
- Paulino Franco de Carvalho Neto, secretário de Comunicação e Cultura do Itamaraty
- Filipe Zau, reitor da Universidade Independente de Angola
- Benjamim Corte Real, Comissão Nacional do IILP de Timor-Leste
- Samima Patel, Comissão Nacional do IILP de Moçambique
- Incanha Itumbo, diretor executivo do IILP, Moderador

Acesse em: https://url.cplp.org/LinguaPortuguesa-ContextosMultilingues

05 de maio, 10h - Sessão Solene
- Francisco Ribeiro Telles, secretário executivo da CPLP
- Eurico Monteiro, presidência cabo-verdiana em exercício na CPLP
- Entrega do Prémio Fernão Mendes Pinto (intervenção da AULP e do galardoado)
- Entrega do Prémio da UCCLA (intervenção do Secretário-Geral da UCCLA e do galardoado)
- Momento de música com o cantor angolano Paulo Flores
Painel – “Português, língua de cultura, ciência e inovação”
- António Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal junto à Unesco
- Amélia Dalomba, escritora angolana
- Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras
- José Luís Hopffer Almada, jurista, poeta e ensaísta cabo-verdiano
- Sheila Khan, professora universitária/investigadora moçambicana
- João Ima-Panzo, diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa, moderador

Acesse em: https://url.cplp.org/Portugues-LinguaCulturaCienciaInovacao

19 de maio, 12h - Painel – “Internacionalização da língua portuguesa após a conquista do Dia Mundial: que desafios?”

- Hercules do Nascimento Cruz, representante de Cabo Vede junto da Unesco
- Fatoumata Keita, diretora de Gestão de Conferências e Publicações da União Africana
- Francisco Nuno Ramos, membro do Conselho Diretivo, Observatório da Língua Portuguesa
- Luís Reto, Centro de Estudos Internacionais Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE