Servidor

Dicas funcionais e alimentação saudável foram tema do III Encontro dos Aposentados do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/11/2017 15h11, última modificação 31/08/2023 12h44
Ação faz parte do programa A Arte de Aposentar que visa a troca de experiências e integração entre os servidores.
III Encontro Aposentados

A nutricionista Alessandra falou sobre alimentação saudável.

O III Encontro com os servidores aposentados do IFFluminense aconteceu na tarde do dia 23 de novembro, no Campus Campos Centro. A cada edição, acontece uma programação diferente e, para este terceiro encontro, foram realizadas as palestras “Dicas funcionais”, com a fisioterapeuta Érica Abreu Cordeiro e “Vida saudável em qualquer idade”, com a nutricionista do Campus Centro, Alessandra Asmar.

A técnica em Química, Selma Gomes da Silva, aposentada há três anos, veio pela primeira vez e diz que achou ótima a ideia. “É bom rever as pessoas, estou aqui hoje reencontrando professoras que agora são minhas colegas aposentadas”, diz. “E a gente sempre aprende alguma coisa, acrescenta algum conhecimento”, complementa.

O encontro faz parte do programa A Arte de Aposentar que visa promover a troca de experiências e a integração dos servidores aposentados do Instituto entre si e com os atuais servidores. “São encontros em que a gente busca trazer assuntos de interesse dos aposentados, que eles sugerem e que a gente busca viabilizar como os cursos de alongamento e informática que já estão previstos para o ano que vem. A ideia é sempre trazer coisas novas”, destaca Taís Castro, diretora da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-estar do servidor.

Os participantes fazem sugestões a cada encontro, tais como: cursos de artesanato, pintura, hidroginástica, palestras sobre qualidade de vida, família e saúde. “A gente faz este levantamento tanto para que a gente possa oferecer as ações, como também para que eles possam compartilhar seus conhecimentos. Uma servidora aposentada, por exemplo, já se ofereceu para dar curso de artesanato”, conta Thaís Almeida, coordenadora da Escola de Formação e Políticas do Bem-Estar do Servidor.

Em sua palestra sobre alimentação saudável, Alessandra destacou como é importante a interação social para melhorar até mesmo os hábitos alimentares e, ainda, que é possível buscar uma alimentação saudável em diferentes etapas da vida. Ela ainda deu algumas dicas, tais como: fazer no mínimo três refeições diárias, dar preferência aos alimentos integrais e naturais; ingerir frutas, legumes e verduras. Já a fisioterapeuta, Érica, abordou a parte física: pequenos cuidados que se deve ter com a postura no dia-a-dia (na hora de amarrar um calçado, pegar algo no chão ou lavar uma louça) que podem refletir de forma positiva.

“São detalhes que no final do dia amenizam as dores porque você fez a postura correta, juntamente com alguma atividade física, como um alongamento que pode ser praticado em casa mesmo. Ás vezes, a pessoa nem tem uma patologia, e sim uma sobrecarga. São pequenas ações que podem melhorar a qualidade de vida”, destaca.

O encontro ainda teve a apresentação musical de dois integrantes da Orquestra de Violões do IFF e um lanche saudável oferecido pelo Sicoob. O programa A Arte de Aposentar é uma ação conjunta entre a Diretoria de Gestão de Pessoas do Campus Campos Centro e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento da Convivência Humana.