Notícias
Ensino
Diploma Digital e Suap Edu são pautas do 2º Encontro de Registro Acadêmico
Ações visam à simplificação e à otimização dos processos (Fotos: Rodrigo Otal/IFF)
| Leia o resumo: | |
| Evento reuniu gestores e servidores da Pró-reitoria de Ensino e dos Registros Acadêmicos dos campi; | |
| Diploma Digital será implementado em breve e os concluintes de cursos de graduação receberão código do documento por e-mail; | |
| Suap Edu substituirá, futuramente, o Q-Acadêmico e terá informações de toda a vida acadêmica do estudante; | |
| Candidatos podem entrar no canal do Whatsapp para acompanhar as informações do edital de seleção para o qual concorrem; | |
| Layout dos Calendários Acadêmicos no Suap ficou mais intuitivo, de fácil visualização e permite busca por ano e campus. |
Gestores e servidores da Pró-reitoria de Ensino e das coordenações de Registro Acadêmico dos campi do IFF participaram do 2º Encontro de Registro Acadêmico, realizado no dia 09 de julho, na Reitoria. A implantação do Diploma Digital e do Módulo Educacional do Sistema Unificado de Administração Pública, o Suap Edu, estiveram entre as principais pautas do evento.
A emissão e registro dos diplomas de cursos de graduação, de forma digital, será implementada em breve pelo Instituto, conforme exigência do Ministério da Educação (MEC). A medida, além de modernizar o processo, dando maior segurança e evitando fraudes, irá facilitar o acesso do estudante ao diploma, após a conclusão do curso.
“O estudante não vai precisar ir até o setor de Registro Acadêmico do campus para obter o diploma; ele vai chegar por e-mail, em forma de código que poderá ser apresentado em todos os lugares necessários, e todo o processo de expedição será mais rápido, já que a assinatura é eletrônica”, destaca a diretora de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFF, Rayanna Maciel. “E isso vai ser bom também para os servidores dos nossos campi, pois todo o processo de expedição de diploma será mais simples, rápido e otimizado”, acrescenta a gestora.
Já a implementação do Suap Edu, uma ação conjunta da Diretoria de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso (Dirgapa) e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DGTI), está prevista para 2026. O módulo irá substituir, futuramente, o Q-Acadêmico, e reunirá, em um único lugar, todas as informações relacionadas à vida do estudante na instituição, como o acompanhamento da parte acadêmica, matrícula, notas, calendários, cadastro de cursos, entre outros.
De acordo com Rayanna, as ações para a implementação do Suap Edu começaram a partir de abril de 2024 e, atualmente, o sistema está em fase de testes pela equipe do Ensino e começará a ser testado pelos servidores nos campi. “Para o servidor, a ferramenta é mais amigável, mais fluida e organizada. Qualquer servidor, por exemplo, terá acesso à consulta dessas informações, à vida do aluno, aos documentos, aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), estará tudo interligado”, explica a gestora.

Melhorias para candidatos e estudantes
Durante o encontro, também foram apresentadas ações já realizadas pelo Ensino com o objetivo de simplificar e facilitar o acesso às informações por parte dos candidatos dos processos seletivos e dos estudantes do IFF. São elas:
>> Exibição dos resultados finais dos Processos Seletivos e Vestibular em linha única, que traz a pontuação, o número da inscrição, a situação do candidato, todas as cotas em que ele está relacionado e em qual ele está convocado;
>> A criação da Página de Consulta Pública de Candidatos, disponível em iff.edu.br/candidato, onde ele pode verificar, em tempo real, a sua classificação por ampla concorrência e por cotas, e se está convocado para matrícula ou aguardando reclassificação. Saiba mais AQUI;
>> Criação do canal de transmissão no Whatsapp por edital, onde o candidato pode ter acesso a informações e acompanhamento da seleção para a qual participa;
>> Mudança no layout do Calendário Acadêmico no Suap, disponível no endereço Iff.edu.br/calendarios, que ficou mais intuitivo, de fácil visualização, além de incluir os períodos de Transferência Interna e Reingresso, e filtros para busca por ano e campus.
Outras ações estão em andamento, como alterações no layout dos portais de Inscrições e de Seleções, em conjunto com a Diretoria de Comunicação e a DGTI, parceria com as prefeituras municipais para auxiliar os candidatos nas inscrições dos processos seletivos e para padronização de modelos de documentos junto às escolas, facilitando a disponibilização dos documentos exigidos para os candidatos realizarem a matrícula no IFF, e a construção do edital em linguagem simples, em parceria com o Inmetro, que deverá ser adotado a partir das seleções para o 2º semestre de 2026.
O pró-reitor de Ensino do IFF, Paulo Vidal, falou sobre os desafios de homogeneizar os procedimentos pelas situações distintas dos campi em relação à infraestrutura, quantitativo de alunos e parabenizou a equipe, ressaltando que muitas ações realizadas são fruto do trabalho conjunto e de sugestões enviadas para a pró-reitoria. “Para atender bem ao aluno durante todo esse processo, a gente vem trabalhando com diversas ferramentas que devem ser aprimoradas. A gente tem tudo para otimizar cada vez mais nossos processos, tornando-os mais fluidos, mais simples e menos custosos. Nestes primeiros dois anos de gestão, estamos com foco nessas soluções que otimizam o nosso trabalho, como o Diploma Digital e o Suap Edu”, destacou Vidal.