Proeja

Diretora de Políticas de Educação do IFF apresenta trabalho em evento internacional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/05/2022 16h32, última modificação 31/08/2023 13h09
Saionara Rosa falou sobre a implantação da Educação Profissional para Jovens e Adultos no contexto do IFFluminense.

(Foto: Divulgação IFF)

A diretora de Políticas de Educação Profissional da Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal Fluminense, Saionara Rosa da Cruz, apresentou trabalho sobre a Política de Educação Profissional para Jovens e Adultos, no  IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, organizado pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto da Educação da Universidade do Minho, em Braga - Portugal.

O evento, que teve como tema “A Educação como um Bem Público: políticas, tendências e controvérsias”, foi realizado em formato presencial, na Universidade do Minho, e online, de 12 a 14 de maio deste ano. Durante sua apresentação, realizada de forma virtual, Saionara falou sobre a Educação Profissional de Jovens e Adultos no Brasil e sua implantação no contexto do IFFluminense.

De acordo com a autora, o estudo apresenta a trajetória de desenvolvimento do Proeja e destaca, em particular, a importância do programa no atendimento às demandas sociais e econômicas da região em que os campi do IFF que ofertam o Proeja estão situados, bem como das condições de elevação da escolaridade com profissionalização, contribuindo para a integração sócio-laboral de cidadãos cerceados do direito de concluir a educação básica e de ter acesso a uma formação profissional de qualidade. “O trabalho traz implicações sobre as reflexões acerca das políticas públicas de inclusão, expansão e formação de estudantes jovens e adultos ao longo da vida”, destaca a servidora.

Pedagoga de formação, Saionara é pesquisadora, integrante do Grupo de Pesquisa CNPq- Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação / Nucleap (IFF/Uenf).  Desde 2018, atua como Diretora de Políticas da Educação na Pró-reitoria de Ensino do IFFluminense.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!