Dirigentes do IFF visitam Porto do Açu

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/05/2023 17h17, última modificação 31/08/2023 13h17
A comitiva teve oportunidade de conhecer as instalações do complexo e entender melhor os projetos futuros de transição energética.
Diretores do IFF visitam Porto do Açu

Comitiva foi conhecer o complexo portuário (Foto: Grupo Seres/Porto do Açu).

Dirigentes do Instituto Federal Fluminense (IFF) visitaram o Porto do Açu, na tarde de quinta-feira, 04 de maio de 2023 O objetivo foi atualizar os educadores sobre os avanços sustentáveis e tecnológicos que o Porto do Açu vem desenvolvendo junto a empresas do complexo. Na ocasião, o grupo conheceu melhor a infraestrutura do complexo portuário, suas instalações, iniciativas sustentáveis e projetos futuros de transição energética.

Entre os participantes presentes estavam o diretor-geral do Campus Itaboraí, Vicente de Oliveira e o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, que comentou sobre a visita: "Estamos muito satisfeitos com essa oportunidade de conhecer mais de perto o complexo portuário do Açu, as iniciativas em transição energética e sustentabilidade que estão sendo implementadas. É muito importante para nós, do IFF, estar em contato com empresas que estejam liderando o caminho em termos de ESG, sustentabilidade e inovação, para que possamos levar esse conhecimento para nossos alunos. Ficamos impressionados com a infraestrutura e os projetos em andamento, e esperamos fortalecer essa parceria com o Porto do Açu para futuras colaborações,” explicou.

O gerente de Relacionamento com Comunidade da Porto do Açu Operações, Wanderson Sousa, destacou a importância de ter espaços de diálogo com instituições como o IFF: "Para nós é sempre uma satisfação receber visitas de instituições de ensino para apresentar o nosso trabalho e compartilhar conhecimento. A visita do IFF foi muito enriquecedora, e nos permitiu mostrar de perto o que estamos fazendo em relação à transição energética e outras iniciativas sustentáveis. Esperamos que essa visita possa fortalecer ainda mais a nossa relação e que possamos continuar contribuindo para o desenvolvimento do território e para a formação de profissionais capacitados para atuar em nossa indústria," pontuou.

Com um foco constante em eficiência e sustentabilidade, o Porto do Açu está sempre em busca de novas maneiras de promover a melhoria contínua de suas operações e garantir que estejam alinhadas com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Em funcionamento desde 2014, o complexo portuário conta com o 4º terminal privado de minério de ferro do Brasil, é responsável por 40% das exportações de petróleo do país, está construindo o maior parque termelétrico da América Latina e abriga a maior base de apoio offshore do mundo. Além disso, o Açu vem se consolidando como o porto da transição energética do Brasil e como plataforma atraente para empresas globais que buscam desenvolver projetos de baixo carbono.

(Texto: Ascom Grupo Seres/Porto do Açu)

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!