internacionalização

Dirigentes da Rede Federal representam o Brasil no Congresso da WFCP

por Assessoria de Comunicação do Conif publicado 24/04/2023 15h00, última modificação 31/08/2023 13h16
Reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, integra comitiva liderando grupo de afinidade sobre Cidadania Global, entre outras atividades.
Dirigentes da Rede Federal representam o Brasil no Congresso da WFCP

Jefferson de Azevedo em grupo de afinidade sobre Cidadania Global.

Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participam, nesta semana, em Montreal, no Canadá, da edição de 2023 do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, sigla em inglês). O evento é considerado um dos maiores na área de Educação Profissional e Técnica do mundo e contará com seminários, encontros dedicados à educação e a formação técnico-profissional, incluindo questões como Futuro do Trabalho, Equidade e Inclusão, Migração e Sustentabilidade e a premiação de boas práticas.

No domingo (23/4), primeiro dia do evento, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), representado pelo reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jeferson Manhães, liderou um grupo de afinidade sobre Cidadania Global. O encontro teve por objetivo o compartilhamento de experiências e técnicas para a construção e vivência da cidadania global, e contou com a participação de mais 50 congressistas.

As atividades em Montreal seguem até a terça-feira (25). “O Conif tem tido uma participação ativa nas atividades do Congresso. Além do grupo de afinidade liderado por nós, vamos participar de um painel com representantes de outros países sobre liderança na área de sustentabilidade”, apontou Jefferson, que é o líder da delegação do Conif e também é vice-presidente para as Américas da WFCP.

A delegação brasileira tem 30 integrantes, entre representantes do Conif, dos Institutos Federais, da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além  do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira. Na quinta -feira (27), o grupo segue para Toronto, onde cumprirá  agenda com representantes da Toronto First Steps.

No dia 28 de abril a delegação se reunirá com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá, ocasião em que serão debatidos temas como meio ambiente, inovação e internacionalização. “O Canadá é um dos principais parceiros da Rede Federal. Nossa ida à Toronto tem como premissa estreitar relações com instituições canadenses e buscar oportunidades para os estudantes brasileiros”, pontua Jefferson.

Mulheres Mil – Na quarta-feira (26/4), ainda em Montreal, a delegação brasileira terá um encontro bilateral com representantes do Colleges and Institutes Canada (CICan) com o intuito de discutir iniciativas de cooperação técnica e acadêmica e de retomar a parceria do projeto Mulheres Mil, cujo objetivo é promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Boas práticas - Os Institutos Federais de São Paulo (IFSP) e Goiás (IFG) são finalistas do Prêmio de Excelência da WFCP, nas categorias Pesquisa Aplicada e Inovação e Cidadania Global, respectivamente. Os vencedores das 13 categorias em disputa serão conhecidos em um almoço nesta terça-feira (25/4). Em 2022, o Programa Português como Língua Adicional em Rede (PLA em Rede) conquistou uma Menção Honrosa na categoria Cidadania Global.