Dirigentes das instituições do Ensino Superior e da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos se reúnem para fortalecer parcerias institucionais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/05/2022 15h29, última modificação 31/08/2023 13h09
Participaram do encontro representantes do IFF, Cândido Mendes, UFF, FMC, Uenf e Seduct.

Representantes do Fórum Interinstitucional dos Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) se reuniram nesta quinta-feira, 19 de maio, no Instituto Federal Fluminense, para conhecerem as ações realizadas pelo Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos (Seduct) na área de Ciência e Tecnologia.

Estiveram presentes o reitor do IFF e presidente do Fidesc, Jefferson Manhães de Azevedo, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos, Marcelo Feres, o vice-diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Dr. Luiz Clóvis Parente, o professor/pesquisador da Universidade Cândido Mendes, Rodrigo Lira, o diretor de graduação da Uenf, Manuel Molina, a diretora da UFF Campos, Ana Costa, entre outros gestores.

“Este é um encontro muito oportuno e produtivo para trazermos o Fidesc como parceiros institucionais que propõem ações que aproximam os estudantes universitários da realidade do município. Outra vertente é avançar na educação, na perspectiva da ciência e tecnologia, permitindo que estudantes e professores se preparem para o futuro por meio de projetos educacionais. Estamos aptos para recebermos sugestões, avançar na perspectiva de fortalecimento. A rede municipal tem uma necessidade muito grande. ” disse o Secretário, Marcelo Feres.

Durante o encontro, foram apresentadas a proposta para o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTEC) de Campos, que funcionará no espaço do Palácio da Cultura, e as ações da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, por meio da gerência de programas, parceiras e relações institucionais.

No ano de 2022, foram ofertados editais como o Mais Ciência na Escola, que consiste na  concessão de bolsas de apoio científico e tecnológico para professores. Parte dos resultados destes projetos serão apresentados na Semana e na Feira Municipal de Ciência e Tecnologia.

Outro edital, o StartUp Campos, ofertado em parceira com  a Tec Incubadora, objetiva inserir startups no mercado de forma competitiva. Foram 27 inscritos e 10 empresas selecionadas.

“Com o Lab Mais, ofereceremos 120 vagas para alunos de licenciaturas, que farão cursos de formação nesses laboratórios de matemática, ciência, robótica e educação infantil.  Esses alunos, em muitos casos, estarão estagiando na rede, sendo professores da rede.”, explicou Ludmila da Matta, gerente-geral de Relações Institucionais da Seduct.

Ainda de acordo com Ludmila, com o objetivo de dar visibilidade  na  relação educação básica x ensino superior, a Seduct estará promovendo, nos dias 11 e 12 agosto, um Fórum Regional de Educação para apresentar pesquisas que envolvem a rede. “Mostrar as possibilidades que as universidades têm para os profissionais da rede, como  mesa de boas práticas da educação,  mesas institucionais para apresentar as parcerias já existentes, entre outras atividade.” disse Ludmila.

“Quero parabenizar a Seduct e o Fidesc pelos resultados obtidos. Este é um diálogo familiar por questões da minha pesquisa de inovação tecnológica. São políticas que fundamentam a identidade dessa população para um futuro de 20 anos”, disse Manuel Molina, Pró-reitor de Graduação da Uenf.

“Poucas são as cidades do interior deste país que têm a diversidade da formação de professores que temos aqui no município. Além disso, são especializações, mestrados e doutorados na área de formação de professores. Este Programa da Seduct, que envolve as licenciaturas, redescobre essa riqueza e a potencialidade estratégica de estarmos nesse núcleo. Fico feliz em podermos aliar demandas e ofertas, unindo os profissionais que estamos formando nessas instituições com as necessidades da rede municipal.”, frisou o presidente do Fidesc e reitor do IFF,  Jefferson Manhães  de Azevedo.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!