Bolsa

Divulgado edital para o programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/02/2022 10h50, última modificação 31/08/2023 13h08
Estudantes quilombolas ou indígenas de cursos de graduação podem se inscrever até dia 28 de fevereiro. A bolsa é no valor de R$ 900,00 mensais para viabilizar a continuidade dos estudos no IFF.
Divulgado edital para o programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação

Arte: Programação Visual

O Instituto Federal Fluminense publicou o Edital Nº 5 - Reitoria, de 4 de fevereiro de 2022 para inscrição de estudantes  quilombolas e indígenas de cursos presenciais de graduação no Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação (MEC).

O programa tem por objetivo viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas, promovendo a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.

O valor da Bolsa Permanência a ser paga aos estudantes que comprovem residência em comunidades indígenas ou quilombolas será de R$ 900,00 mensais.

Para receber a Bolsa Permanência, o estudante deve cumprir, cumulativamente, as seguintes condições:

I - não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;
II - ter assinado o Termo de Compromisso;
III - ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela Instituição Federal de Ensino Superior, no âmbito do sistema de informação do programa;
IV - ser estudante regularmente matriculado e frequente em curso de nível superior ofertado pelo IFF e que se
considere indígena ou quilombola, independentemente da carga horária do curso no qual está matriculado.

Inscrições

Os estudantes interessados deverão realizar o cadastro no Sistema de Gerenciamento de Bolsas até o dia 28 de fevereiro de 2022, clicando AQUI, anexando a documentação solicitada para a comprovação da sua condição de indígena ou quilombola, autodeclaração e o Termo de Compromisso do estudante.

Após a realização do cadastro, os estudantes deverão enviar a documentação solicitada no Edital, conforme Art. 3º, para o e-mail <bolsapermanenciamec.reitoria@iff.edu.br>, até o dia 28 de fevereiro de 2022.

Os documentos serão analisados pelo setor responsável no campus, e enviados à Diretoria de Políticas da Educação do IFF via Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) até o dia 15 de março de 2022.

Todas as informações estão disponíveis no Portal de Seleções

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!