Memória viva

Divulgados novos vídeos documentais do Projeto “O que vi do IFF”

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/11/2018 14h22, última modificação 31/08/2023 12h52
A websérie, lançada em junho de 2018, visa ao resgate da memória institucional, por meio do relato de servidores aposentados
Divulgados novos vídeos documentais do Projeto “O que vi do IFF”

O terceiro e quarto vídeos da websérie “O que vi do IFF”, contendo relatos históricos a respeito do Instituto Federal Fluminense, de fatos políticos e sociais marcantes, já estão disponíveis no portal do IFF (assista aqui). Os relatos são de pessoas que vivenciaram e contribuíram para a construção da instituição, com histórias pessoais, profissionais, além de curiosidades sobre o cotidiano das épocas relatadas.

Nestes episódios, as protagonista são Cibele Daher Botelho Monteiro, docente aposentada em 2015 e Maria Domingues, servidora aposenta em 2007. Em dezembro, outros dois vídeos serão disponibilizados para o público.

A websérie foi lançada em 28 de junho deste ano, no Campus Campos Centro, durante o Encontro com os Servidores Aposentados. A estreia foi com o depoimento de Roseni Santos, que se aposentou em 2016. Diversos outros servidores farão parte do projeto, contribuindo com suas vivências e experiências para a construção da instituição.

O Projeto “O que vi do IFF”, aprovado no Edital de Extensão N.º 60/2017, começou a ser desenvolvido em agosto do ano passado pelo coordenador do Centro de Memória da Reitoria, Carlos Henrique Morellato, e pela bolsista e aluna no Curso de Design Gráfico, Larissa Viana, com o apoio da Coordenação de Projetos de Design e Audiovisual para a Educação (CPDAE) do Centro de Referência do IFFluminense.

O projeto visa ao resgate de momentos e acontecimentos marcantes da história do Instituto, por meio dos depoimentos de servidores aposentados, produzindo rica fonte de informação histórica institucional e documental ao mesmo tempo em que valoriza a contribuição desses personagens.

A websérie conta com um total de 21 episódios, que serão divulgados na página do Facebook do Centro de Referência e no IFF Tube.