Divulgados os resultados da Avaliação Institucional

por admin publicado 15/12/2014 16h25, última modificação 31/08/2023 12h46
Diretoria de Avaliação Institucional divulga os resultados da Autoavaliação Institucional 2012-2013 dos campi do IFFluminense.

Os dados mostram as avaliações feitas pelos discentes, docentes e técnico-administrativos sobre três aspectos: infraestrutura, serviços e cursos. Ao todo, 4.201 pessoas participaram da pesquisa.

Em relação à infraestrutura, as principais categorias avaliadas foram a biblioteca, instalações gerais, recursos tecnológicos e salas de aula; sobre os serviços, avaliaram a respeito da direção geral, direção de ensino, de pesquisa e extensão e de gestão de pessoas; com relação aos cursos, avaliaram a integração curricular, a atuação da coordenação e do corpo docente.

Para facilitar a compreensão dos resultados, a Coordenação de Imagem Institucional elaborou infográficos identificando os segmentos por cor: discente (azul), docente (laranja) e administrativo (amarelo). Veja AQUI os infográficos da Autoavaliação de cada campus.

A diretora de Avaliação Institucional, Simone Vasconcelos, explica a metodologia aplicada. “A metodologia utilizada foi elaborada através da gestão por processos e projetos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário, que foi respondido de forma online pelos servidores e de forma presencial, em sala de aula, pela maioria dos alunos”.

Trata-se da primeira avaliação da atual gestão do IFFluminense, referente aos anos de 2012 e 2013 e cujo objetivo está na escuta à comunidade sobre sua satisfação em relação aos serviços prestados. “A partir dos dados apresentados, a gestão poderá elaborar planos de ação e de melhoria. Trata-se de um instrumento para tomada de decisões”, explica Simone.

Para o professor e diretor de Ensino dos Cursos de Tecnologia e Bacharelado do campus Campos Centro, Leonardo Sardinha, a avaliação institucional é “um processo sistemático de prestação de contas à comunidade e à sociedade, possibilitando rever e aperfeiçoar o Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma instituição e promovendo melhorias na qualidade dos cursos ofertados”.

Ex-aluno do Curso Técnico em Meio Ambiente do campus Campos Guarus, Matheus de Souza Nascimento, de 20 anos, foi um dos participantes da avaliação. “Acredito ser muito importante quando a instituição escuta os seus alunos. É uma forma de contribuirmos para o aprimoramento da estrutura e melhor prestação dos serviços”, diz.

Para a diretora do campus Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, a avaliação institucional é um instrumento fundamental para uma visão ampla do trabalho desenvolvido. “Ela nos dá a oportunidade de verificar possíveis falhas e nos permite traçar planos de melhoria, além de ser um caminho para identificarmos boas práticas, aprimorá-las e replicar em outros setores. É ainda a chance de fazermos uma autoavaliação, sendo críticos em relação ao nosso próprio trabalho, enquanto servidores”, afirma.

Os resultados da Autoavaliação Institucional 2012-2013, assim como diversas informações sobre Avaliação Institucional estão disponíveis na página da Diretoria de Avaliação Institucional.

Saiba Mais: o CNPq aprovou um projeto do Núcleo de Pesquisa Gestão de Processos e Qualidade de Serviços do IFFluminense que tem como objetivo propor, a partir dos resultados da avaliação, melhorias organizacionais no Instituto. A ação piloto será realizada no campus Itaperuna.

Outras ações em decorrência do processo da Auto Avaliação Institucional já têm se despontado como, por exemplo, a realização de palestras utilizando os dados; e a publicação de artigo no XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária. O processo de Autoavaliação Institucional teve, ainda, um bom parecer das Comissões de Avaliação de Cursos do Ministério da Educação realizadas no período, o que contribuiu para a nota dos cursos avaliados.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 15/12/14)