Notícias
Conif
E-book reúne ações da Rede Federal de enfrentamento ao Coronavírus
O livro virtual é voltado à comunidade internacional que mantém algum tipo de relação com a Rede Federal (Imagem: Essentia Editora)
O ano de 2020, certamente, será lembrado pelas futuras gerações pelos impactos causados pela Covid-19 na população mundial. A maneira com que as instituições, públicas ou privadas, lidaram com a pandemia também terá seu espaço na história. Desde a chegada do vírus ao Brasil, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem se mobilizado para ajudar a comunidade acadêmica a lidar com todas as restrições impostas pela crise sanitária.
Algumas das atividades desenvolvidas pelos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntos, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil -, estão reunidas no e-book “Federal Network of Vocational, scientific and technological education against Covid-19”, lançado no dia 23 de setembro, data que marca o aniversário de 111 anos da Rede.
“O e-book evidencia as ações de colaboração, inovação e ciência que a Rede implementou nos últimos meses e que queremos desenvolver junto aos parceiros. A data para o lançamento não poderia ser mais propícia, levando em consideração o histórico da nossa Rede”, destaca Ana Carolina Oliveira, assessora internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
A publicação traz uma série de textos com relatos de inúmeras atividades desenvolvidas por docentes, técnico-administrativos, estudantes e voluntários da Rede Federal para enfrentar o novo coronavírus, como a produção de álcool 70%, confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bem como o conserto de respiradores e criação de aplicativos para monitorar o avanço/recuo da pandemia.
O livro virtual é voltado à comunidade internacional que mantém algum tipo de relação com a Rede Federal, como explica o coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conif e reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo. “O Conif partilha do entendimento de que a conjunção de esforços entre as nações é necessária para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Apresentar à comunidade internacional a atuação da Rede Federal neste cenário tem como objetivo central ratificar esse sentimento e evidenciar o trabalho árduo de gestores, professores, técnicos, servidores, estudantes e pesquisadores”, destaca.
A produção do material teve apoio dos integrantes do Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter), grupo de assessoramento da Câmara de Relações Internacionais. Os membros fizeram a revisão e a tradução dos textos. Há cases de todas as instituições representadas pelo Conif. “Temos atuado para o fortalecimento dos laços no âmbito de Redes Internacionais, bem como para a aproximação de novos parceiros que poderão apoiar na construção coletiva de novos projetos e ações, num contexto tão desafiador”, completa Manhães.
A publicação vai ficar disponível para leitura e download no site da Essentia Editora, que é ligada ao IFF, e foi responsável pela diagramação e publicação da obra.
A editora, ligada à Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, foi criada em 2006 pelo então Cefet Campos e tem por objetivo principal estimular a produção e divulgação de obras de valor científico e cultural que expressem o trabalho de ensino, pesquisa e extensão do próprio Instituto.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Conif