Educação a Distância

EaD do IFF ofertará cursos de graduação e pós-graduação pela Universidade Aberta do Brasil

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/05/2018 17h28, última modificação 31/08/2023 12h49
A previsão é de que os cursos comecem a ser ofertados a partir do próximo ano.

O Instituto Federal Fluminense ofertará Cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade de Educação a Distância (EaD), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A autorização para ingresso no Sistema UAB foi obtida pelo IFFluminense, no início de 2018. O Instituto, que oferta Cursos Técnicos pela Educação a Distância, já havia sido credenciado pelo Ministério da Educação, em agosto de 2017, para oferta de cursos superiores, na modalidade de EaD, com recursos próprios ou por meio de programas de fomento.

A Universidade Aberta do Brasil é um programa de fomento voltado para o desenvolvimento da educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país. “Fazer parte da UAB é muito importante, pois receberemos apoio para a oferta de Cursos de Graduação e também de Pós-graduação Lato Sensu”, ressalta o coordenador geral da EaD do IFF, Breno Terra, acrescentando que a previsão é de que esses cursos comecem a ser ofertados em 2019.

O IFFluminense possui Cursos Técnicos na modalidade de Educação a Distância desde 2011. Atualmente é ofertado o Curso Técnico Concomitante em Segurança do Trabalho nos polos de Bom Jesus, Cambuci, Cabo Frio, Itaperuna, Maricá, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, São João da Barra e Centro de Referência, com 476 alunos matriculados em 2017.