Captação de Recursos

Editais de fomento externos são alternativas para realização e continuidade de projetos no IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/10/2019 15h14, última modificação 10/10/2023 12h56
Colaboradores: Comunicação Social do Campus Itaperuna
Apenas em 2019, o IFFluminense captou cerca de 679 mil reais para projetos em editais da Faperj.

Estudantes de Química no Laboratório de Análises Químicas e Agroambientais (Laqua) do Campus Itaperuna

Em meio a um período de restrições orçamentárias, com bloqueio de recursos, cancelamento de editais e cortes de bolsas, os editais externos de fomento têm sido uma alternativa para a realização e continuidade de projetos de pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação tecnológica, além de uma oportunidade de bolsas para estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Em 2019, o Instituto teve diversos projetos de servidores e estudantes aprovados em editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Apenas pela Faperj, foram captados R$ 679.731,89, um valor significativo, considerando que o orçamento da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação (Propei) do IFF, neste ano, é de R$ 879.000,00.

“É uma necessidade, mas também uma oportunidade que temos, neste momento, de nos voltarmos para captação de recursos externos”, Vicente de Oliveira.

A aprovação mais recente, divulgada no mês de setembro, foi do projeto "Coordenação a metais como estratégia no planejamento de novos agentes antibacterianos", da professora e coordenadora de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Itaperuna, Josane Alves Lessa, único do Instituto aprovado no Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj – Edital N.º 10/2019). O projeto está vinculado ao Laboratório de Análises Químicas e Agroambientais (Laqua), que funciona no Parque Acadêmico Industrial do campus e é registrado como Núcleo de Pesquisa do IFF, sob a coordenação da professora Juliana Simões.

Josane explica que a pesquisa visa “obter como resultado moléculas que tenham potencial como agentes antimicrobianos, que sejam usadas em fungos e bactérias patogênicas". A pesquisadora receberá um valor de R$ 2.400 mensais da Faperj, durante 36 meses, para serem investidos na compra de recursos para o projeto e para o laboratório ao qual está vinculado, além de ajudar a custear subprojetos que envolvem alunos de iniciação cientifica júnior e iniciação cientifica. "A melhoria do laboratório e ampliação de nossas pesquisas também poderá contribuir bastante na formação dos nossos alunos dos cursos técnicos e da Licenciatura em Química".

A professora ainda destaca que “essa verba será usada prioritariamente na compra de reagentes químicos, vidraria de laboratório, material de consumo e equipamentos específicos de análise. É um recurso muito bem-vindo, que ajudará na infraestrutura de nosso laboratório de pesquisa, que é multidisciplinar”, diz, acrescentando que tem interesse em formar parceria com colegas da própria instituição, criando redes de colaboração, inclusive com diferentes campi, para fortalecimento das pesquisas.

Empreendedorismo e inovação – o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFF (NIT) e a TEC Campos receberão um total de R$ 395.737,04 em recursos da Faperj, oriundos do Programa de Apoio a Projetos de Núcleos de Inovação Tecnológica (Edital N.º 09/2018) e do Programa de Apoio às Incubadoras de Empresas do RJ (Edital N.º 08/2018), que serão investidos em ações de empreendedorismo e inovação na região e de transferência  tecnológica de criações do IFFluminense. Uma parte do recurso foi repassada no mês de junho deste ano.

Exemplo de criação: fabricação de catracas eletrônicas desenvolvidas por alunos

Já as empresas juniores Áurea Empresa Júnior, do Campus Campos Centro; Lignum Ambiental Júnior, do Campus Campos Guarus; e a Alqualis Jr, do Campus Bom Jesus do Itapaboana, tiveram suas propostas selecionadas pela Faperj no Programa de Apoio às Empresas Juniores no Estado do Rio de Janeiro (Edital N.º 07/2019) e, juntas, captaram R$ 130.720,35 para investir em equipamentos e ampliar o número de clientes.

O IFF também teve projetos aprovados em editais de Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições; do Programa  de  Apoio  à Organização  de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro, e de Bolsas de Iniciação Tecnológica.

Viva a Ciência – nos editais 2018 e 2019 do Programa Viva a Ciência, da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, o IFFluminense teve 18 projetos de Pesquisa e Extensão aprovados, com concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica (IT) e de Extensão, totalizando R$ 18.400,00 em recursos.

Captação de recursos – o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF, Vicente de Oliveira, destaca a importância desses recursos e recomenda que os servidores e estudantes fiquem atentos aos editais e parcerias externos, que possibilitem o financiamento de projetos no IFFluminense.

"Os sucessivos contingenciamentos sofridos pelos Institutos e Universidades Federais, implicando em cortes de bolsas e cancelamentos de editais, vem há algum tempo comprometendo o avanço da produção científica e tecnológica do país, assim como a formação de novos pesquisadores e extensionistas. No Instituto Federal Fluminense a situação não é diferente”, pontua Vicente, acrescentando que tem trabalhado na Propei com um orçamento que não tem atendido às demandas de pesquisa,  extensão,  inovação  e de pós-graduação da instituição. “É uma necessidade, mas também uma oportunidade que temos, neste momento, de nos voltarmos para captação de recursos externos”, finaliza.