Inovação e Empreendedorismo

IFF abre inscrições para maratona de inovação no Estado do Rio

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/06/2022 12h21, última modificação 31/08/2023 13h10
O HackIFF é um evento online e gratuito. Empresas e instituições podem se inscrever até 04 de julho de 2022.
IFF abre inscrições para maratona de inovação no Estado do Rio

Empresas podem se inscrever também para ser parceira do evento. (Arte adaptada: Programação Visual/IFF)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), irá promover em agosto, o HackIFF, um evento de inovação online e gratuito, que vai buscar soluções para ajudar a potencializar o desenvolvimento das regiões que possuem campi do IFFluminense.

O HackIFF será um hackathon, formato de evento em que pessoas se reúnem para resolver desafios e prototipar ideias em um curto espaço de tempo. O evento está em consonância com a Política de Inovação e Empreendedorismo constante na Regulamentação das Atividades de Pesquisa do Instituto Federal Fluminense.

A maratona vai fomentar ações que promovam a inovação nos diversos campi do Instituto Federal Fluminense, promovendo a relação entre o IFF e a comunidade. A proposta é levar mais ciência, tecnologia e inovação para os Institutos, além de contribuir com os territórios para atingirem as metas da Agenda 2030 da ONU, que propõe um pacto global em prol do desenvolvimento sustentável.

De forma online, estudantes, ex-alunas e ex-alunos, universitários, professores e profissionais da região vão se conectar para pensar em como aplicar conhecimento teórico e tecnologias para melhorar a qualidade de vida no espaço onde vivem.

O hackathon só acontece em agosto, mas a partir de agora, empresas e instituições estaduais e dos municípios onde exista campi do IFFluminense (Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cambuci, Campos Centro, Campos Guarus, Itaboraí, Itaperuna, Macaé, Maricá, Quissamã, Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Santo Antonio de Pádua) poderão propor desafios para serem resolvidos durante o evento. A sugestão para desafios é livre, as propostas podem envolver dificuldades da cidade ou da comunidade, ou até mesmo melhorar processos internos de uma empresa.

O edital para inscrição dos desafios já está aberto e as empresas poderão se inscrever até dia 04/07/22 pelo site.

Durante um final de semana, os participantes irão criar soluções reais para os desafios propostos pelas empresas e instituições locais, com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação e, consequentemente, o Desenvolvimento Territorial Sustentável. As melhores soluções serão premiadas.

Essa será a primeira edição do HackIFF, uma grande novidade para mobilizar o Instituto e a comunidade de forma lúdica, em cumprimento às diretrizes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para a realização das atividades de Popularização e Divulgação da Ciência e Tecnologia.

A iniciativa irá integrar a pesquisa pública e privada, centros de educação, empresas e organizações territoriais. Você também pode ser um parceiro do evento, auxiliando na divulgação e atraindo mais participantes. Para cadastrar a sua empresa ou instituição de ensino como parceira, basta se inscrever pelo site.

Para o Diretor do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do IFFluminense, Henrique da Hora “O Hackathon é uma boa oportunidade para que a cultura da inovação chegue a toda comunidade do IFFluminense"

Para mais informações acessar o Portal de Seleções.

Fonte: Comunicação Social da Tec Campos

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!