ProfEPT

Educação Profissional é tema de aula inaugural de Mestrado do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/08/2018 17h44, última modificação 31/08/2023 12h51
Para esta segunda turma, 24 novos alunos ingressaram no Programa. As aulas acontecem duas vezes por semana, em Campos-RJ.
Aula_Inaugural_ProfEPT-1.jpg

Aula inaugural foi realizada em Campos-RJ.

A aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Polo IFFluminense, teve como temática a própria Educação Profissional, desta vez sob a perspectiva da gestão.

O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira, 22 de agosto de 2018, no auditório da Reitoria do Instituto, em Campos-RJ, e contou com a mesa-redonda “Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira: cenário atual e perspectivas na voz dos gestores”, com a participação do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, da diretora do Campus Itaperuna, Michelle Freitas e do diretor do Campus Cabo Frio, Victor Saraiva, que abordaram sob pontos diferenciados a temática, a partir das experiências em suas unidades e proporcionando uma visão mais ampla sobre a EPT e o próprio Instituto.

“Cada um de vocês aqui representa as 44 mil pessoas em todo o Brasil, e as 400 aqui no Polo do IFF, que tentaram uma dessas 24 vagas públicas de mestrado. Aproveitem esta oportunidade!”, destacou o Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto, Vicente de Oliveira que deu as boas-vindas aos estudantes juntamente à diretora de Pós-graduação, Simone Vasconcelos, o coordenador do Mestrado, José Augusto Ferreira, e o representante dos discentes, Leonardo Caetano, aluno da primeira turma do Programa.

Entre os 24 alunos desta que é a segunda turma do Programa está o arquiteto e urbanista Thiago Moreira Beck, morador de Rio das Ostras e ex-aluno do IFF Macaé. “Achei interessante a proposta do curso e meu objetivo é atuar como docente”, explica.

O reitor do IFF, Jefferson, ressaltou a verticalização do ensino na preparação de profissionais mais bem qualificados. “Este mestrado é para pensar e refletir a Rede Federal de EPT e sua construção, mas em um curso de pós-graduação stricto sensu, o protagonismo está no aluno e o sucesso depende de cada um de vocês”.

Sobre o curso: o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional faz parte do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (ProfEPT). O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto à produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Conta com duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT.

Ao todo, são 2000 mestrandos em todo o Brasil. No Polo IFF, são 17 alunos da primeira turma e 24 desta segunda, além de 18 professores. As aulas acontecem duas vezes por semana, no prédio da Reitoria. Com 24 meses de duração, as primeiras defesas estão programadas para julho de 2019.