Notícias

CPA

Eleição da Comissão Própria de Avaliação do IFF acontece nesta segunda-feira

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/03/2026 14h30, última modificação 13/03/2026 14h33
Estudantes, docentes e técnicos votam online, por meio de sistema eletrônico, nesta segunda-feira, 16 de março.
Eleição da Comissão Própria de Avaliação do IFF acontece nesta segunda-feira

A votação será online, das 8h às 22h, no dia 16 de março (Arte: Lionel Mota/IFF).

 A comunidade acadêmica do Instituto Federal Fluminense participa da eleição dos novos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) para o período 2026/2028, nesta segunda-feira, 16 de março de 2026. Serão eleitos representantes titulares e suplentes dos segmentos discente, docente e técnico-administrativo em educação em diferentes unidades do Instituto. 

 A votação vai acontecer das 08h às 22h, por meio de sistema eletrônico.

 A CPA tem papel importante na condução dos processos de autoavaliação institucional, reunindo informações e análises que contribuem para o planejamento e o aprimoramento das ações acadêmicas e administrativas.

Como será a votação:

 Para participar, é importante observar as orientações enviadas por e-mail:

Estudantes: as instruções serão enviadas no e-mail institucional do GSuite (@gsuite.iff.edu.br). A votação será realizada por essa conta, e somente estarão aptos a votar aqueles que possuem GSuite ativo e constam na listagem de votantes disponível no Portal de Seleções do IFF.

Servidores (docentes e TAE): receberão o link e as orientações para votação no e-mail institucional @iff.edu.br.

Atenção às unidades e segmentos com votação:

 A eleição ocorrerá apenas nas unidades e segmentos em que houve inscrição de chapa homologada. Assim, somente os membros do segmento correspondente nessas unidades terão votação disponível no sistema. Isso significa que, em algumas unidades, a eleição ocorrerá apenas para um ou dois segmentos. 

 Para o mandato 2026/2028, foram homologadas 20 chapas, distribuídas entre os três segmentos e em diferentes unidades do IFF, representando um aumento em relação ao processo anterior. Além disso, há uma maior presença do segmento técnico-administrativo em educação, que concentra o maior número de chapas, e campi com representantes em mais de um segmento, como Cambuci, Campos Guarus, Macaé e Santo Antônio de Pádua.

 “Embora em grande parte das unidades haja chapas únicas por segmento, o processo demonstra ampliação da participação institucional e o envolvimento de diferentes campi na composição da CPA”, avalia a comissão organizadora do processo eleitoral.

 A divulgação do resultado está prevista para a terça-feira, dia 17 de março de 2026.

 Todas as informações sobre a eleição, incluindo documentos e listas oficiais, podem ser consultadas no Portal de Seleções do IFF