Notícias

Reconhecimento

Empresas Juniores do IFF selecionadas em edital da Faperj são premiadas

por Comunicação Social da Reitoria / Ana Paula Giori Fassarella publicado 13/01/2021 00h00, última modificação 31/08/2023 13h01
Juntas, as quatro empresas juniores do Instituto contempladas em 2019 por edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro conquistaram dez prêmios em 2020.
Empresas Juniores do IFF contempladas pelo edital da Faperj são premiadas

O Prêmio RioJunior foi realizado online, em dezembro de 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus (Foto: Divulgação)

 O Prêmio RioJunior, organizado pela Federação de Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro, reconhece em várias categorias as empresas que se destacaram em seus resultados durante o ano. O evento foi realizado em dezembro de 2020, edição em que, juntas, as quatro empresas juniores do Instituto Federal Fluminense (IFF) selecionadas no ano de 2019 no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), de Apoio às Empresas Juniores, conquistaram dez premiações.

 A AlQualis Jr., empresa júnior na área de alimentos do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana; a Aurea Soluções e Projetos, empresa júnior de engenharias e arquitetura do IFF Campus Campos Centro; e a Lignum Ambiental Jr., empresa júnior de consultoria ambiental do IFF Campus Campos Guarus conquistaram os prêmios de EJ Alto Crescimento, EJ Conectada e EJ Impacto. E a RootLocus, empresa júnior de controle e automação do IFF Campus Macaé conquistou o prêmio de EJ Federada.

 Saiba mais sobre as categorias do Prêmio RioJunior

 A EJ Federada reconhece as empresas que passaram pelo processo de federação e se tornam parte da rede fluminense;

 Na EJ Alto Crescimento são reconhecidas as empresas que atingiram suas metas de faturamento, projetos e membros em projetos;

 A EJ Conectada premia empresas que bateram suas metas de Alto Crescimento, Membros em eventos e ações compartilhadas, ou seja, projetos em parceria com outras empresas juniores;

 A EJ Impacto destina-se ao reconhecimento das empresas que, além de baterem suas metas de Alto Crescimento e EJ Conectada, atingem os resultados esperados em relação a Net Promoter Score (NPS), que mede a lealdade e satisfação dos clientes em relação aos projetos entregues, e a Projetos de Impacto, aqueles que, além de receberem uma nota alta de NPS, estão relacionados a algum Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 Apoio da Faperj

 O edital da Faperj, que possibilitou às empresas juniores do IFF a captação de mais de R$ 130 mil em investimentos, apoiou EJs em relação à prospecção e retenção de novos clientes, a partir do fornecimento de alguns equipamentos para as empresas. Elas também obtiveram o apoio da Fundação relacionado à maior abrangência de sua carta de serviços, com mais e melhores equipamentos e, assim, auxiliando direta e indiretamente na conquista desses prêmios.

 Como exemplo de novos serviços, a AlQualis Jr., com o auxílio da Faperj, elabora atividades que valorizam a cafeicultura regional, atuando na capacitação técnica dos parceiros, ofertando aos produtores resultados de análises física e sensorial de cafés, orientando os processos de torra a fim de se obter um produto de alto padrão de qualidade, e desenvolvendo projetos de acompanhamento de produtores rurais que estejam em busca de melhorias em sua produtividade e na qualidade do produto.

 A Alqualis Jr., juntamente com o IFF Bom Jesus do Itabapoana, adquiriu os equipamentos para prestar tais serviços e montar um laboratório para análises e realização de oficinas, minicursos e workshops, que serão abertos à população, visto que o projeto também busca difundir o consumo de cafés de qualidade à comunidade interna e externa ao Campus Bom Jesus. Para isso, A AlQualis Jr. está também implantando uma cafeteria escola no campus: o Café IFFluminense.

 Já a Lignum Ambiental Jr. adicionou à sua carta o serviço de análise de água, possibilitando impactar positivamente a vida dos seus membros e da sociedade através da execução das análises.

 “Os empresários juniores reconhecem a extrema importância do apoio da Faperj ao movimento, fomentando o maior desenvolvimento e melhores resultados das empresas juniores e fazendo com que a seja cumprida a missão da Brasil Júnior, instância que abrange todas as empresas juniores do país, formando jovens comprometidos e capazes de transformar o país”, destaca a estudante de Engenharia Ambiental no IFF Campus Campos Guarus Bruna Barbosa Pinheiro Costa, que ocupava o cargo de presidente da Lignum Ambiental Jr. no segundo semestre de 2019, quando foi contemplada com o auxílio da Faperj.

 Egressa do IFF é eleita presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores

 A ex-aluna do Curso Técnico em Automação Industrial do IFF Campus Campos Centro, Fernanda Amorim, foi eleita recentemente presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior.

 Diretor de Inovação e Internacionalização do IFF, Henrique da Hora destaca que é a primeira vez que uma egressa do IFFluminense chega nessa posição de representatividade e acrescenta que a Brasil Júnior tem se aproximado da Rede Federal.

 “Já foram realizadas algumas reuniões com o secretário Executivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), tanto para o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) elaborado pela Brasil Júnior com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quanto para alteração da lei federal de empresas juniores, ampliando sua atuação para o ensino técnico. Avalio essa aproximação muito positivamente, pois é uma das finalidades da Rede Federal, em sua lei de criação, realizar e estimular o empreendedorismo, e temos verificado que as empresas juniores extrapolam a sala de aula no desenvolvimento de competências empreendedoras, possibilitando o aluno experiências e responsabilidades reais", analisa Henrique.

 

 Colaboração: Klarissa Kreile, diretora de Comunicação e Marketing da Lignum Ambiental Jr.