Estudante

Enade das Licenciaturas terá avaliação prática

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/09/2024 16h16, última modificação 03/09/2024 09h30
Todos os estudantes que irão fazer o Enade 2024 devem responder ao questionário obrigatório que já está disponível.
Enade das Licenciaturas terá avaliação prática

Neste ano, a avaliação prática não vai compor a nota do curso (Arte: Lionel Mota).

O Enade das Licenciaturas traz uma novidade: a Avaliação Prática.  Inicialmente, a AP será para fins diagnósticos e não irá compor a nota de avaliação do curso. Ela será realizada durante o estágio supervisionado obrigatório, em Escolas da Educação Básica, pública ou privada.

O objetivo é analisar o desempenho dos estudantes em relação à competência prática. “A introdução da Avaliação Prática no Enade agrega um importante componente diagnóstico às avaliações da instituição. Sua implementação permite identificar áreas de melhoria nas competências práticas dos estudantes, ajudando a aprimorar a formação oferecida pela instituição e a preparar melhor os alunos para as demandas profissionais”, avalia Jéssica Netto, procuradora Educacional Institucional do IFF.

Mas nem todos estarão habilitados para esta tarefa. Haverá os estudantes habilitados somente para a Avaliação Teórica; os habilitados somente para a Avaliação Prática; e os habilitados para a Avaliação Teórica e a Avaliação Prática. Jéssica explica que os critérios serão os seguintes:

√ a Avaliação Teórica será feita por todos os alunos concluintes, com 80% ou mais da carga horária do curso integralizada ou com previsão de integralização (100%) até julho de 2025;

√ a Avaliação Prática será para os alunos que estejam realizando ou que iniciem a regência de classe na Educação Básica, durante o período das inscrições e até o final do mês julho de 2025. Preferencialmente, serão inscritos alunos que estejam no último momento de regência do curso. O estudante deve conversar com o coordenador de curso e tirar todas as suas dúvidas.

O Enade é obrigatório para a obtenção do diploma e o bom desempenho dos estudantes é essencial para que o curso tenha a nota máxima. “O aluno pode se preparar para a Avaliação Prática buscando orientação com o orientador e o supervisor de estágio, a fim de entender o formato da avaliação e o que é esperado no processo. Além disso, é importante estudar o tema, treinar a aula e se preparar para demonstrar suas habilidades práticas durante a avaliação”, destaca Jéssica.

Como será a Avaliação Prática do ENADE?

1- O estudante deverá marcar com o Supervisor do Estágio uma data para ministrar a aula que deverá ser avaliada pelo supervisor;

2 - O estudante preencherá, no prazo de até 10 dias corridos antes da aula a ser avaliada pelo supervisor, o formulário denominado Questionário de AP do Estudante, disponibilizado no Sistema Enade;

3- O estudante deverá informar no questionário sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado, as atividades de observação e de regência de aulas que realizou no período, sua percepção sobre o estágio e perspectivas profissionais;

4- Preencher o plano da aula que será avaliada pelo supervisor de estágio, conforme os campos disponibilizados no Sistema Enade;

5- Entregar, antes do início da aula, uma cópia do plano da aula a ser avaliada ao supervisor de estágio. O documento deve ser idêntico ao cadastrado no Sistema Enade;

6- A aula a ser ministrada pelo estudante e avaliada pelo supervisor deverá ter duração mínima de uma hora-aula.

Outras datas importantes:

Avaliação Teórica: