Encerramento da 41ª Reunião Ordinária do Conif

por admin publicado 17/04/2014 13h05, última modificação 31/08/2023 12h46
Uma intensa agenda a ser cumprida pela Rede Federal em parceria com o Ministério da Educação pautou o encerramento da reunião, no dia 16, em Brasília.

A intensa agenda a ser cumprida pela Rede Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) pautou o encerramento da 41ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nesta quarta-feira, 16/4, em Brasília. Os debates contaram com a participação do Ministro da Educação, Henrique Paim, acompanhado do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade de Barros e de Oiti José de Paula.

Em sua intervenção, o Sr. Ministro reafirmou a importância e o papel estratégico da Rede Federal para o presente e para o futuro do país e destacou, em especial, a missão e importância dos  Institutos Federais, sobretudo no que se refere ao fortalecimento  do ensino integrado e do Ensino Técnico; defendeu a importância da ampliação das experiências exitosas da rede, principalmente aquelas voltadas à valorização da educação básica e à vinculação estreita entre Educação, Trabalho e Cidadania que, de forma expressiva, dão significado à melhoria da Educação Básica.

O Ministro Paim renovou também o sentido da existência das licenciaturas nos Institutos, que, a seu ver, ultrapassa a compreensão da formação de professores, agindo como porta de acesso para possibilidades que amplificam as Políticas voltadas para a educação básica. Ele chamou a atenção para as ações de fortalecimento da educação superior, que não podem deixar de confirmar a importância dos cursos superiores de tecnologia, da formação técnica superior e, ainda, a definição de diretrizes para a Educação a Distância (EaD).

Ainda em sua fala o Ministro deu destaque à reunião realizada com a Capes, que resultou na construção de uma agenda conjunta da Capes com os Ifs, na perspectiva do fortalecimento da Pós-graduação dos IFs e das ações de pesquisa e  inovação. Neste sentido, está prevista para o próximo 13 de maio a realização do Seminário CAPES/SETEC/CONIF com destaque para esse tema.

Em relação às ações para o futuro da Rede Federal, o ministro ressaltou a função que cabe aos Polos de Inovação Tecnológica para o avanço tecnológico do país e a importância de uma ação neste sentido para o desenvolvimento local e regional.

Além deste tema, ele renovou o compromisso com a expansão da Rede Federal e ressaltou uma sequência de metas como prioritárias: atingir as 1.000 unidades e chegar a um milhão de matriculas só no ensino técnico. Neste aspecto, de ampliação da educação profissional e tecnológica, o Ministro destacou as potencialidades das instituições e o protagonismo da Rede no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) como política de democratização da formação  profissional que deve ter o apoio crescente dos IFs.

Ao final, o Ministro Paim reafirmou que é fundamental que as ações dos IFs estejam em sintonizada articulação com as do Plano Nacional de Educação e firmou compromisso com os reitores de definir uma agenda com a presidenta, que já manifestou interesse em aprofundar esse debate com os IFs.

Os reitores participaram de toda esta temática, sempre trazendo como paradigma a importância da educação pública e, ao encerrar a sessão, o Presidente do Conif, Professor Luiz Caldas, em nome dos reitores, ressaltou que a posição do Ministério e do Conif estão em  convergência e que, nesta última década, as escolas federais vivenciaram uma materialização de sonhos com a expansão que, historicamente, nos fez perceber, de forma mais intensa e real, as aspirações das pessoas pelos recantos mais distantes do país. Também enfatizou o protagonismo da Rede Federal e sua comprometida interferência nesta realidade, por meio da educação profissional e tecnológica e na melhoria da vida do trabalhador.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 17/04/2014)