Centro de Referência

Encontro discute ensino e aprendizagem na era digital

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/12/2017 17h32, última modificação 10/10/2023 12h33
O I Encontro do Centro de Referência do IFF: ensino e aprendizagem na era digital será realizado nos dias 06 e 07 de dezembro de 2017, na Reitoria do Instituto Federal Fluminense.
Encontro discute ensino e aprendizagem na era digital

Professor Edmundo foi um dos colaboradores no debate.

O I Encontro do Centro de Referência do IFFluminense começou nessa quarta-feira, 06 de dezembro de 2017, com a proposição de discutir o ensino e aprendizagem na era digital. Na parte da manhã houve duas oficinas intituladas "Produção de vídeoaulas: do smartphone ao estúdio" e "Arco de Maguerez e Jigsaw".

Já no turno da tarde foi um momento para compartilhar, trocar experiências sobre as práticas em sala de aula. A mesa-redonda "Relatos de Experiências sobre a Utilização de Metodologias Ativas de Ensino na Formação Continuada de Professores" trouxe para o debate Edmundo Rodrigues Junior (IFES), Leandro Pereira Costa (IFF Bom Jesus), Erika Soares Nadai (IFF Campos Centro), Arthur Rezende (IFF Pádua) e Ângelo Gonçalves Dias (IFF São João da Barra).

Cada palestrante apresentou estratégias adotadas em sala de aula que promovem a experiência e atuação prática dos alunos, a interação e ação deles na produção do conhecimento, bem como aulas mais dinâmicas e participativas. O objetivo foi mostrar como é possível repensar a sala de aula, suas metodologias tradicionais e buscas novas formas de abordagem dos conteúdos a serem dados, assim como de avaliação dos estudantes.

A metodologia de Estudo de Caso teceu as apresentações. Trata-se de um modelo em que o aluno assume um papel ativo, pois traz uma investigação que instiga e estimula a troca de conhecimento, baseada em um problema, com narrações de personagens e cujo foco está no estudante que é o detentor do aprendizado. “Não quer dizer abandonar o método tradicional e sim propor novas estratégias. Os alunos também estão cansados e queremos eles mais interessados”, aponta o professor Leandro.

Para o diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende, é preciso repensar a escola. “É um desafio grande para nós dentro do ensino, principalmente do médio integrado, repensar os tempos e os espaços escolares. Se não conseguirmos avançar nisso, dificilmente vamos conseguir aceitar metodologias como esta”, enfatiza.

A programação do evento seguiu no turno da noite com a abertura oficial e a palestra sobre "Pesquisa em Ensino de Ciências Aplicadas".