Encontro Nacional de Incubadoras teve presença do Instituto

por admin publicado 27/08/2014 13h25, última modificação 31/08/2023 12h47
O II Encontro Nacional de Incubadoras e Programas/Projetos Universitários de Apoio à Economia Solidária foi realizado nos dias 18 e 19 de agosto, em Brasília-DF.

Com o objetivo de debater e elaborar proposições sobre as políticas de economia solidária e de desenvolvimento científico e tecnológico, bem como o papel das instituições de ensino superior (IES) para a promoção de um processo de desenvolvimento sustentável e solidário, o evento reuniu representantes de incubadoras de todo o Brasil. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Instituto Federal Fluminense (ITCP/IFF) foi representada pela servidora Sandra Márcia de Souza, membro da equipe da Incubadora.

O encontro, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, discutiu temas, tais como: A Economia Solidária no Brasil. Balanço e Perspectivas; O envolvimento das Instituições de Educação Superior na Economia Solidária; Prominc e Proext. Institucionalidade e apoio à atuação das IES na economia solidária; e III Conferência Nacional de Economia Solidária.

A programação também contou com quatro grupos temáticos sobre: Metodologia e Incubação; O Proext e a política de extensão; A economia solidária nos Institutos Federais; O Proninc e Política de Pesquisa e de Tecnologias Sociais.

Paul Singer, secretário nacional de Economia Solidária, participou da mesa de abertura e fez um relato sobre o nascimento da economia solidária, no Rio de Janeiro, e os avanços que essa atividade teve nos últimos anos em termos de diversificação, qualidade e criatividade.

“Segundo ele, existem no Brasil, aproximadamente, 30 mil empreendimentos de Economia Solidária. Ressalto, ainda, a fala do professor Antônio Cruz, representante da Rede de ITCP's, que destacou a importância da atividade nas instituições de ensino e como que a crise produtiva de 2008 contribuiu para o avanço dos empreendimentos da Economia Solidária, com perspectiva de combate à pobreza e redução sensível da desigualdade social, contudo, seu crescimento requer novos desafios”, destacou Sandra.

Saiba Mais: Representantes da ITCP/IFF têm participado ativamente de eventos sobre a temática com o objetivo de consolidar e ampliar essa ação dentro do Instituto. Em junho, foi realizada a III Conferência Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro com a presença da instituição. Esses encontros permitem trocas de experiência e discussões que engrandecem o trabalho realizado pelas incubadoras.

IFF nas redes:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 27/08/14)